Bolsonaro ainda não decidiu se prorroga GLO no Ceará

Greve de PMs

Publicado em 27/02/2020 - 16:35 Por Dayana Vitor - Brasília

A greve dos policiais militares no Ceará entra no décimo dia sem uma solução. Esse foi o assunto de uma reunião nesta quinta-feira no Ministério da Defesa, em Brasília.


Durante uma hora e meia, o presidente Jair Bolsonaro ouviu dos ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, um relato da situação por lá, como explicou o ministro da Defesa.


“Nós detalhamos o que vimos em conversa com o governador do estado. Tivemos várias reuniões lá e reportamos a ele o que aconteceu lá”.


Lembrando que o governo federal estabeleceu no dia 20 de fevereiro a operação da GLO, que é a Garantia da Lei e da Ordem, no Ceará. Essa GLO vence nesta sexta-feira.


Na reunião em Brasília, o ministro da Defesa disse ainda que o presidente não decidiu sobre uma eventual prorrogação desse prazo, já pedido pelo governador do Ceará, Camilo Santana.


São 3 mil homens das Forças Armadas e Forca Nacional de Segurança Pública que foram para o estado tentar conter a onda de violência que já deixou, pelo menos, 170 pessoas mortas.


Alguns especialistas acreditam que criação de uma comissão estadual com representes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pode contribuir para a solução do impasse. Esse é o caso do sociólogo e coordenador Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará, César Barreira.


“Tem que ter uma ampliação maior dessas comissões. Deveria ser permanente e formada por especialistas na área de violência e segurança pública. Acho que deveríamos ter comissões no Brasil como um todo, para que não se chegasse a esse impasse”.

 

Os policiais militares cearenses que estão parados ficaram insatisfeitos com a proposta do governo do estado de reajuste salarial. A remuneração inicial passaria de R$ 3,4 mil para R$ 4,5 mil até março de 2022.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo
Saúde

Observatório Covid-19: pandemia pode se agravar com entrada do inverno

Infectologista destaca que o inverno é um momento de alerta e que em caso de aparecimento de sintomas relacionados a doenças respiratórias, como coriza, febre, tosse, dor de garganta, é necessária uma avaliação médica. 

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura e MP firmam cooperação contra ocupação irregular no Rio

O Ministério Público Estadual e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram, nesta segunda-feira, um termo de cooperação para reforçar o combate a um grave problema urbano, que vem provocando seguidas tragédias: as construções irregulares na capital fluminense.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

USP desenvolve nova tecnologia para detectar medicamentos no organismo

Já existem métodos para identificar a presença de medicamentos no organismo como a cromatografia líquida. Mas esse tipo de análise pode ser mais simples, mais rápida e mais barata com um equipamento desenvolvido no Instituto de Química do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo.

Baixar arquivo
Segurança

PM é preso suspeito de liderar violenta milícia da zona Oeste do Rio

Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro durante uma operação, nesta segunda-feira, contra uma quadrilha de milicianos, que atuam na zona oeste da capital fluminense. Entre os suspeitos detidos está um policial militar, apontado como líder do grupo.

Baixar arquivo