Bolsonaro ainda não decidiu se prorroga GLO no Ceará

Greve de PMs

Publicado em 27/02/2020 - 16:35 Por Dayana Vitor - Brasília

A greve dos policiais militares no Ceará entra no décimo dia sem uma solução. Esse foi o assunto de uma reunião nesta quinta-feira no Ministério da Defesa, em Brasília.


Durante uma hora e meia, o presidente Jair Bolsonaro ouviu dos ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, um relato da situação por lá, como explicou o ministro da Defesa.


“Nós detalhamos o que vimos em conversa com o governador do estado. Tivemos várias reuniões lá e reportamos a ele o que aconteceu lá”.


Lembrando que o governo federal estabeleceu no dia 20 de fevereiro a operação da GLO, que é a Garantia da Lei e da Ordem, no Ceará. Essa GLO vence nesta sexta-feira.


Na reunião em Brasília, o ministro da Defesa disse ainda que o presidente não decidiu sobre uma eventual prorrogação desse prazo, já pedido pelo governador do Ceará, Camilo Santana.


São 3 mil homens das Forças Armadas e Forca Nacional de Segurança Pública que foram para o estado tentar conter a onda de violência que já deixou, pelo menos, 170 pessoas mortas.


Alguns especialistas acreditam que criação de uma comissão estadual com representes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pode contribuir para a solução do impasse. Esse é o caso do sociólogo e coordenador Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará, César Barreira.


“Tem que ter uma ampliação maior dessas comissões. Deveria ser permanente e formada por especialistas na área de violência e segurança pública. Acho que deveríamos ter comissões no Brasil como um todo, para que não se chegasse a esse impasse”.

 

Os policiais militares cearenses que estão parados ficaram insatisfeitos com a proposta do governo do estado de reajuste salarial. A remuneração inicial passaria de R$ 3,4 mil para R$ 4,5 mil até março de 2022.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo