Bolsonaro pede perícia independente em corpo de miliciano morto na Bahia

Adriano da Nóbrega

Publicado em 18/02/2020 - 16:42 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro informou que pediu uma perícia independente da morte do ex-capitão do Bope, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio, Adriano da Nóbrega. O crime ocorreu no último dia 9, em Esplanada, na Bahia.


Nóbrega era investigado por diversos crimes, entre eles pelo envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ele também era procurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.


Em conversa com jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, nesta terça-feira, o presidente Bolsonaro afirmou que, além de saber a quem interessava a morte de Adriano, é preciso descobrir ainda se o crime foi queima de arquivo.


Uma reportagem publicada pela revista Veja desta semana com fotos da autópsia indicam que os tiros que mataram Adriano foram disparados a curta distância.


“O que acontece? Uma perícia independente vai dizer se ele foi torturado, se não foi, a que distância foram os tiros. Tinham dezenas de pessoas cercando a casa, a conduta não é essa. A conduta é cercar e buscar negociação para se render. Estão falando muita coisa na mídia, então é para esclarecer a verdade”.


No dia em que foi morto, Adriano teria entrado em confronto com os policiais. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou, na época, que ele estava sendo monitorado pelas equipes da Superintendência de Inteligência do Estado, e que, ao resistir com disparos, foi ferido. Levado para um hospital da região, não resistiu.


Foi encontrada com ele uma pistola austríaca calibre 9 milímetros e, na casa onde estava, outras três armas foram achadas.


Ainda na época, a Polícia Civil do Rio chegou a divulgar uma nota relatando a operação conjunta e destacando que Adriano é investigado por diversos homicídios e era um dos criminosos mais procurados do estado.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo