A empresários, Bolsonaro reforça promessa de enxugar normas de segurança e saúde no trabalho

Segurança e saúde no trabalho

Publicado em 03/02/2020 - 21:08 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro reforçou a promessa de eliminar multas que hoje são cobradas aos empresários brasileiros.


Segundo o presidente, o assunto está sendo tratado com o secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. A promessa é reduzir a cerca de 5% as 3 mil situações passiveis de multa segundo as normas regulamentadoras, as NRs, que definem as regras de segurança e saúde no trabalho.


“O que o Rogério Marinho me disse é que nessas NRs tem pouco mais de 3 mil itens para multar os senhores. Então a gente vai reduzir a menos de 5% a quantidade de quesitos que possam regular alguma coisa no mercado. Isso é muito bem-vindo, afinal de contas, para ser patrão nesse país tem que ter muita força de vontade e, às vezes, até uma dose de loucura”.


A promessa de chegar a cerca de 150 situações passíveis de multa foi aplaudida por empresários ligados à Fiesp que participavam de um almoço organizado pelo sindicato patronal em homenagem a Bolsonaro.


Durante o almoço, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, fez vários elogios à política econômica e declarou o apoio ao governo. O presidente chegou a brincar que Skaf poderia ser contratado como porta-voz.


“Paulo Skaf já conseguiu emprego no meu governo. Estou procurando um porta-voz. Ele me deixou sem discurso, tocou em todos os pontos que são importantes e quem têm feito a diferença no Brasil”.


As normas de saúde e segurança no trabalho começaram a ser revistas há um ano pelo governo.


Das 37 normas regulamentadoras, até agora uma foi revogada e nove foram revisadas. Segundo o último balanço da Secretaria de Previdência e Trabalho, até setembro do ano passado o número de tipos de multas caiu de 6,8 mil para pouco mais de 4 mil. Depois disso, outras duas normas foram revisadas.


A Secretaria de Trabalho e Emprego ainda não divulgou um balanço do número de multa que continuam em vigor.


Antes do almoço, o presidente inaugurou a pedra fundamental do primeiro colégio militar da capital paulista, que vai ser construído no terreno do aeroporto Campo de Marte. A obra ainda não tem recursos definidos, mas o projeto da obra foi doado pela Fiesp.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo