Governo do Rio quer ressuscitar projeto de desestatização de 1995

Programa Estadual

Publicado em 21/04/2020 - 13:17 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Em meio à pandemia de coronavírus, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei, que autoriza a retomada do Programa Estadual de Desestatização, aprovado na década de 1990, que resultou na privatização do Banco do Estado, Banerj, e da Telerj, empresa de telefonia, entre outras estruturas públicas.

 

O programa, instituído por meio da lei 2.470, de 28 de novembro de 1995, possibilita a privatização de todas as empresas controladas direta ou indiretamente pelo estado. O projeto de lei, encaminhado segunda-feira (20) por Witzel, revoga ainda dois artigos da lei de 2018, que regulamenta as operações de crédito no estado, como parte do regime de recuperação fiscal.

 

Os artigos, incorporados pelos deputados após intenso debate gerado à época, impedem a extinção das universidades estaduais – Uerj, Uezo e Uenf -  e de todas as empresas públicas, além de fundações das áreas de assistência social, de apoio à infância e a adolescência, de amparo à pesquisa e voltada para a Educação Superior à Distância. No novo PL do governador, a salvaguarda para essas instituições deixa, portanto, de existir.

 

Na Justificativa do Projeto de Lei, o governador detalha que as privatizações podem ocorrer de diferentes formas, com venda de ações, abertura de capital, fusão ou cisão com outras empresas e extinção da pessoa jurídica, com a alienação de ativos.

 

Witzel usa a pandemia do coronavírus para justificar a proposta, alegando que a crise de saúde pública já impõe desdobramentos considerados catastróficos para o equilíbrio das contas públicas e que privatizar neste momento não tem viés político ou ideológico, mas sim o objetivo de otimizar o que chamou de escassos recursos públicos, para atividades que resultem em impacto na vida do cidadão.

 

O novo projeto de Lei já foi recebido com preocupação e circula gerando diversas reações contrárias entre os servidores, já que as próprias universidades públicas e outras instituições do estado tem sido essenciais no enfrentamento à crise de saúde pública, com  pesquisas, formação de profissionais e  atendimentos feitos, por exemplo, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, vinculado à Uerj.

 

O governador pediu a Alerj que a tramitação do projeto se dê em regime de urgência, o que significa que as comissões terão prazo de três dias para emitir parecer. A proposta só vai ser encaminhada a partir da semana que vem, já que a assembleia está com sessões suspensas em função dos dois feriados e pontos facultativos no Rio de Janeiro nesta semana.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo