Deputados afastados retomam mandatos na Alerj; volta ocorreu após decisão do STF

Após decisão do STF

Publicado em 28/05/2020 - 20:37 Por Fabiana Sampaio - Brasília

Os cinco deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro soltos no ano passado já retomaram os mandatos em sessão realizada nessa quinta-feira. Apenas um deles não participou da sessão.


André Corrêa, do DEM,  Marcos Abrahão, do Avante, Luiz Martins, do PDT, Chiquinho da Mangueira, do PSC, e Marcus Vinicius Neskau, do PTB, foram presos preventivamente em outubro de 2018, na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato no estado, que investigou a corrupção entre deputados e empresas privadas, além do loteamento de cargos em órgãos públicos.


Eles chegaram a ser empossados na prisão e os suplentes assumiram o cargo. Um ano depois, a Alerj decidiu, em plenário, soltar os parlamentares, depois que a ministra do STF, Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia entendeu que era responsabilidade da casa legislativa soltar ou manter os políticos presos.


A posse dos deputados, no entanto, estava suspensa por decisão do Tribunal de Justiça do estado, e recentemente foi derrubada pelo STF. A Alerj recebeu a ordem para que os parlamentares reassumissem os mandatos na quarta-feira.


Durante a sessão o presidente da Casa, André Ceciliano, do PT, saudou os cinco suplentes pelo trabalho durante o tempo que exerceram os cargos.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo