Deputados afastados retomam mandatos na Alerj; volta ocorreu após decisão do STF

Após decisão do STF

Publicado em 28/05/2020 - 20:37 Por Fabiana Sampaio - Brasília

Os cinco deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro soltos no ano passado já retomaram os mandatos em sessão realizada nessa quinta-feira. Apenas um deles não participou da sessão.


André Corrêa, do DEM,  Marcos Abrahão, do Avante, Luiz Martins, do PDT, Chiquinho da Mangueira, do PSC, e Marcus Vinicius Neskau, do PTB, foram presos preventivamente em outubro de 2018, na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato no estado, que investigou a corrupção entre deputados e empresas privadas, além do loteamento de cargos em órgãos públicos.


Eles chegaram a ser empossados na prisão e os suplentes assumiram o cargo. Um ano depois, a Alerj decidiu, em plenário, soltar os parlamentares, depois que a ministra do STF, Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia entendeu que era responsabilidade da casa legislativa soltar ou manter os políticos presos.


A posse dos deputados, no entanto, estava suspensa por decisão do Tribunal de Justiça do estado, e recentemente foi derrubada pelo STF. A Alerj recebeu a ordem para que os parlamentares reassumissem os mandatos na quarta-feira.


Durante a sessão o presidente da Casa, André Ceciliano, do PT, saudou os cinco suplentes pelo trabalho durante o tempo que exerceram os cargos.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo