Governo do DF mantém abertura de comércio conforme decreto já publicado

Isolamento Social

Publicado em 20/05/2020 - 15:00 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O governador do Distrito Federal vai manter a abertura do comércio de acordo com o que foi publicado no Diário Oficial do último sábado, dia 16 de maio. Assim, qualquer alteração deverá vir por meio de novos decretos.

 

Ficou a cargo do emedebista decidir a forma como os lojistas voltarão às atividades, depois que a Justiça Federal suspendeu a resolução da Juíza Kátia Balbino, da 3ª Vara Cível do DF, de reabrir progressivamente o comércio local.

 

A sentença dada pelo Juiz Federal Roberto Carlos de Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atende a um pedido do próprio governador e destaca que somente o poder executivo tem informações e dados técnicos suficientes para avaliar as medidas suficientes para conter o avanço do novo coronavírus e garantir uma retomada econômica segura.

 

O parecer ressalta ainda que o Executivo não precisa de autorização do Ministério Público Federal para agir e que exigir uma curva de contágio decrescente para afrouxar o isolamento social penaliza desproporcionalmente a economia.

 

Já na última segunda-feira (18), sob autorização de decreto expedido pelo GDF, lojas de roupas, calçados, cortes e costura e de extintores de incêndio, localizadas nas ruas, reabriram as portas. A permissão não se estendeu aos shoppings.

 

Além dessas categorias de comércio, pelo decreto vigente, estão autorizados a funcionar os considerados serviços essenciais como farmácias, supermercados, mercearias, açougues e postos de combustíveis.

 

Apesar da inclusão de academias e salões de beleza no rol de serviços essenciais autorizados a funcionar durante a pandemia, no âmbito do Distrito Federal, esses estabelecimentos deverão permanecer fechados.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo