logo Radioagência Nacional
Política

Governo do DF tem 30 dias para responder a Tribunal de Contas sobre equipamentos estocados há anos

Tribunal de Contas do DF
Baixar
Luciano Barroso, com reportagem de Graziele Bezerra
26/05/2020 - 18:14
Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem 30 dias para explicar ao Tribunal de Contas do DF porque equipamentos que deveriam estar em postos e hospitais estão estocados há vários anos em depósitos do Hospital Regional de Santa Maria, a 24 quilômetros da região central de Brasília.


Entre os itens, há berços hospitalares e macas de transposição, além de dezenas de câmeras de vigilância adquiridas em 2013 e que até hoje não foram instaladas. A Corte cobra ainda a instalação dos equipamentos.


A Secretaria também vai ter que informar ao Tribunal quais foram as providências adotadas em relação ao contrato milionário com a empresa responsável pelo fornecimento das câmeras e pelos serviços de instalação e manutenção preventiva e corretiva, que superavam R$ 5 milhões.


Desde 2017 o TCDF cobra explicações sobre o contrato, após uma auditoria encontrar diversas falhas na aquisição, destinação e controle de equipamentos e mobiliários pela Secretaria de Saúde.


Na época foram encontradas 63 bases de maca de transposição guardadas em caixas, e 47 camas de berço hospitalar espalhadas pelos corredores da unidade.


Sobre a destinação dos equipamentos, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a maior parte deles já foi distribuída.


A secretaria explicou ainda que os mobiliários ficam em galpões somente até a conclusão dos trâmites de pagamento. Depois disso, o material é destinado às unidades hospitalares.

x