Lei da Ficha Limpa completa 10 anos em vigor; regra foi aplicada somente em 2012

Ficha Limpa

Publicado em 04/06/2020 - 15:49 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Há exatamente 10 anos era assinada a Lei da Ficha Limpa, que daria fôlego novo ao cenário político brasileiro. Esse é, na verdade, o nome popular da Lei Complementar número 135, que proíbe que candidatos que tenham condenações transitadas em julgado – aquelas em que não cabe mais recurso - possam concorrer ou tomar posse em cargo público.

 

Fruto de uma inciativa popular que começou a somar forças ainda em 2007, percorreu um longo caminho até entrar em vigor. A criação do texto aprovado teve a participação de muitos juristas e da sociedade civil, que, na época, para apresentar o projeto de lei, conseguiram reunir mais de 1 milhão e 600 mil assinaturas.

 

Antes da lei da Ficha Limpa, não havia um filtro que definisse quem poderia ou não ser elegível. Além disso, os prazos para se manter fora das eleições eram curtos demais e não excediam três anos. Na prática, parecia não haver punição porque a pessoa barrada já estava apta a concorrer novamente na eleição seguinte.

 

Apesar da aprovação em 2010, a lei só foi efetivamente aplicada em 2012. Isso porque houve uma grande discussão sobre quando o texto deveria valer, já que o artigo 16 da Constituição Federal diz explicitamente que lei que altera processo eleitoral só deverá ser colocada em prática um ano depois de entrar em vigor.

 

O debate só teve fim quando o Supremo Tribunal Federal definiu que adotar a lei naquele ano ia contra a Carta Magna.

 

O ex-juiz e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, Marlon Reis, destaca que é inegável que esse texto trouxe muitas mudanças porque barra casos mais graves de corrupção. Mas ele ressaltou, no entanto, que a lei não é capaz de substituir o eleitor na escolha dos candidatos.

 

Marlon defende que, agora, é necessário estender as mudanças da Lei da Ficha Limpa a outros contextos atuais.

 

A Lei da Ficha Limpa foi uma das poucas iniciativas populares que prosperou. Mesmo com a melhora significativa dos critérios para concorrer às eleições e assumir cargos eletivos, no ano passado, quase 10 anos após a aprovação da lei, o Brasil ficou em 106º lugar no ranking de transparência mundial que estuda o índice de percepção da corrupção em um rol de 180 países avaliados.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo