Câmara dos Deputados aprova MP que autoriza reembolso de passagem aérea

Consumidor

Publicado em 08/07/2020 - 09:41 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória que regulamenta o reembolso de passagens aéreas canceladas, de voos atrasados ou interrompidos e  prevê  ainda uma ajuda financeira ao setor aéreo.

 

No caso do reembolso, o dinheiro deve ser devolvido em até 12 meses e o valor atualizado pelo índice da inflação medido pelo INPC. As regras são para passagens compradas entre 19 de março e 31 de dezembro deste ano. A companhia aérea ainda pode oferecer ao passageiro a opção de receber um crédito de valor igual ou maior ao da passagem para gastar em até 18 meses.

 

Mas, se foi o consumidor  desistir da viagem, aí ele pode receber o reembolso com alguma penalidade ou o crédito sem penalidade. Porém, caso o passageiro desista de viajar depois de 24 horas após a compra e a passagem tenha sido adquirida com antecedência de sete dias ou mais da viagem, aí continuam valendo as regras atuais estabelecidas pela ANAC.

 

Os parlamentares devem votar nesta quarta-feira (8) os destaques que podem alterar o texto. Editada em março pelo governo federal, a medida provisória alterada pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia, do Democratas baiano, atribui também o pagamento da tarifa de conexão ao passageiro. Atualmente, essa tarifa paga em casos de conexão em outros aeroportos é incluída no preço total do bilhete.

 

O texto ainda acaba com o adicional de embarque internacional, que existe desde 1997 para financiar o pagamento da dívida pública. Este dinheiro ia para o Fundo Nacional da Aviação Civil.

 

O relator incluiu no texto a possibilidade das empresas do setor aéreo contraírem empréstimos de até R$3 bilhões com os recursos desse Fundo. O relator Arthur Oliveira Maia defendeu o auxílio financeiro diante da queda nos voos causada pela pandemia.

 

Segundo o relator da matéria, mais de 60% dos recursos do fundo do setor têm sido usado para atingir a meta fiscal do governo. O fundo conta com mais de R$20 bilhões em reservas. O texto prevê  também a possibilidade de saque do FGTS para aeronautas e aeroviários nos casos de suspensão total ou parcial dos salários.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo