MPF e SaferNet Brasil firmam parceria para combater notícias falsas nas eleições de 2020
O Ministério Público Federal firmou termo de cooperação com a organização SaferNet Brasil, para monitorar e combater as notícias falsas na internet relacionadas às eleições de 2020. De acordo com a parceria, membros do Ministério Público poderão acessar a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, que reúne informações da SaferNet e de suas instituições parceiras no Brasil e exterior.
Para o Ministério Público, o trabalho conjunto vai oferecer elementos importantes para a investigação de crimes eleitorais praticados a partir da web. Como, por exemplo, na identificação de grupos que contratam terceiros para difamar ou ofender a honra de um candidato, partido ou coligação, nas redes sociais.
A SaferNet é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos e sem vinculação político-partidária. Criada em 2005, ela já recebeu e processou mais de 4 milhões de denúncias anônimas sobre crimes cibernéticos, como pornografia infantil, fraudes, racismo, xenofobia, apologia à violência, entre outros.
A organização também desenvolve campanhas em relação à utilização adequada e segura da internet, além de ações de formação de educadores, pais, alunos, operadores do direito e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)