MPF e SaferNet Brasil firmam parceria para combater notícias falsas nas eleições de 2020

MPF e SaferNet

Publicado em 22/07/2020 - 16:09 Por Nelson Lin - São Paulo

O Ministério Público Federal firmou termo de cooperação com a organização SaferNet Brasil, para monitorar e combater as notícias falsas na internet relacionadas às eleições de 2020. De acordo com a parceria, membros do Ministério Público poderão acessar a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, que reúne informações da SaferNet e de suas instituições parceiras no Brasil e exterior.

 

Para o Ministério Público, o trabalho conjunto vai oferecer elementos importantes para a investigação de crimes eleitorais praticados a partir da web. Como, por exemplo, na identificação de grupos que contratam terceiros para difamar ou ofender a honra de um candidato, partido ou coligação, nas redes sociais.

 

A SaferNet é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos e sem vinculação político-partidária. Criada em 2005, ela já recebeu e processou mais de 4 milhões de denúncias anônimas sobre crimes cibernéticos, como pornografia infantil, fraudes, racismo, xenofobia, apologia à violência, entre outros.

 

A organização também desenvolve campanhas em relação à utilização adequada e segura da internet, além de ações de formação de educadores, pais, alunos, operadores do direito e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo