André Mendonça nega que governo investigue servidores por motivação política

Ministro da Justiça

Publicado em 07/08/2020 - 18:52 Por Kariane Costa - Brasília

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso ouviu nesta sexta-feira (7) o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em um debate virtual.

 

A Comissão do Congresso é composta por 12 membros, entre senadores e deputados. O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, foi convidado para explicar um suposto relatório sigiloso, elaborado pela pasta, com dados de servidores públicos ligados a movimentos chamados de antifacistas e contra o governo.

 

Após repercussão na imprensa sobre esse suposto documento, o Ministério da Justiça, por determinação de André Mendonça, divulgou nota em que determinou a abertura de uma sindicância para apurar o caso. O ministro também decidiu trocar a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

 

O Ministério da Justiça afirma que não produz dossiê contra cidadãos e nega que faça investigação contra servidores por motivação política.

 

Em nota, a pasta informou que um decreto presidencial criou o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública e colocou o Ministério da Justiça como órgão central.

 

Cabe à Diretoria de Inteligência, que, hoje, integra a Secretaria de Operações Integradas, obter e analisar dados para a produção de conhecimento de inteligência em segurança pública.

 

O responsável por fazer o controle externo da atividade de inteligência é a Comissão do Congresso. Por isso, o ministro foi convidado a dar explicações aos parlamentares. A reunião desta sexta-feira foi fechada, pois trata de tema sigiloso, por determinação legal.

 

Como os relatórios de inteligência são sigilosos por lei, o ministro André Mendonça negou o pedido da ministra do Supremo Cármen Lúcia, do compartilhamento de informações, argumentando que pode trazer sérios riscos ao país e solicitou o arquivamento da ação. Cármen Lúcia cobrou esclarecimentos sobre o monitoramento de servidores públicos depois que partidos da oposição entraram com uma ação no STF.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo