Congresso começa hoje a analisar vetos presidenciais

Congresso Nacional

Publicado em 12/08/2020 - 10:44 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Congresso Nacional marcou três sessões para votar os vetos presidenciais. A primeira é hoje (12). As outras duas foram marcadas para os dias 19 de agosto, próxima quarta-feira; e 2 de setembro, daqui a três semanas. Os deputados e senadores precisam analisar nessas três sessões, ao todo, 44 vetos do presidente da República.

 

Para esta quarta-feira, está prevista a análise de 17 vetos. Foi acordado que as votações vão seguir a ordem cronológica dos vetos, começando pelo veto parcial a 24 dispositivos do chamado pacote anti-crime, sancionado ainda no final do ano passado.

 

Em seguida, há o veto total ao projeto que prorrogava incentivos fiscais ao cinema; e o veto parcial ao projeto que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo, sendo retirado o dispositivo que obrigava os cinemas a reservarem uma sessão mensal para pessoas com transtorno autista.

 

Os parlamentares ainda precisam analisar o veto ao projeto que ampliava o Benefício de Prestação Continuada, aumentando o critério de limite de renda de um quarto para meio salário-mínimo per capita para ter acesso ao recurso.

 

Já vetos mais recentes, como o que congelou os salários de todo o funcionalismo público até 2022 e o veto contra a indenização aos profissionais de saúde incapacitados pelo novo coronavírus só devem ser analisados nas próximas sessões do Congresso.

 

Já a votação do novo Fundeb pelo Senado foi marcada para a próxima semana, dia 20 de agosto. Os senadores vão analisar a Proposta de Emenda à Constituição do novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, que é a principal fonte de financiamento da educação pública no Brasil. Se houver modificações no Senado, o texto precisa voltar para nova análise da Câmara, que aprovou o novo Fundeb no mês passado.

 

Lembrando que o Atual Fundo de Financiamento da Educação Básica perde a validade neste ano, no dia 31 de dezembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Hoje, os bichos estão morrendo queimados ou sufocados. Também não conseguem refúgio ou alimento. Mas esse é só o começo, segundo especialistas: mesmo depois das chuvas, até os peixes vão sofrer com os incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo
Política

Em live, Bolsonaro diz que é contra privatizar Caixa e Banco do Brasil

Presidente também comentou decisão do STF sobre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de suspender um inquérito que apura as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Baixar arquivo
Geral

Amapá registra caso de raiva bovina após 12 anos

Animal foi contaminado em fazenda de Porto Grande, a 100 quilômetros da capital Macapá

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Gramado começa amanhã (18) em versão totalmente on line

Filmes serão transmitido pela TV e pela internet; público poderá votar na categoria júri popular por meio de aplicativo

Baixar arquivo
Política

Abertura de processo de impeachment contra Crivella é rejeitada

O pedido tem como base denúncias relacionadas à Operação Hades, deflagrada pelo Ministério Público do Estado e pela Polícia Civil, e que trata de suposto esquema envolvendo empresas contratadas pelo poder municipal, com envolvimento direto do prefeito.

Baixar arquivo