Projeto de orçamento para 2021 chega hoje(31) ao Congresso

O texto trará previsão de gastos, de inflação e do salário mínimo

Publicado em 31/08/2020 - 10:14 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O projeto de lei orçamentária para 2021 chega hoje(31) ao Congresso, no último dia do prazo. É que a Constituição prevê que a proposta seja enviada até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro.

Para este ano, o desafio vai ser adequar a previsão de despesas e receitas do ano que vem nesse momento de pandemia e dentro das discussões sobre o teto de gastos. A gente tem parlamentares que defendem o fim do teto para que se possa ampliar os investimentos; e outros não, que esperam que o governo cumpra o teto de gastos.

Aliás, a proposta orçamentária deverá ser encaminhada respeitado esse teto porque é o que prevê a Constituição. Demais discussões deverão ser feitas posteriormente no Congresso.

No projeto de lei orçamentária está toda a previsão tanto de arrecadação quanto de gastos do governo para o ano que vem. Os investimentos em políticas, os programas, a expectativa de inflação e do salário mínimo.

Isso tudo vai estar nessa peça orçamentária que será entregue hoje(31) pelo governo ao Congresso. Que depois vai tramitar, vai ser analisada pelos parlamentares, votada e depois sancionada pelo presidente.

E um detalhe, este ano a gente ainda tem uma peculiaridade: a proposta orçamentária será entregue sem que a Comissão Mista de Orçamento esteja em funcionamento. É que, por causa da pandemia, nenhuma comissão está funcionando. As reuniões estão sendo virtuais. E tudo que envolve orçamento, tem sido analisado pelo Congresso por meio de rito sumário, ou seja, já em plenário virtual. Aliás, também é por isso que a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ainda não foi votada este ano.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo