Deputados da oposição questionam informações em discurso de Bolsonaro

Publicado em 22/09/2020 - 20:52 Por Kariane Costa - Brasília

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU repercutiu no Congresso Nacional nesta terça-feira (22). Parlamentares da base elogiaram a fala do presidente. O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou que o pronunciamento enalteceu o agronegócio.

Aliados no Congresso reforçaram o discurso de Bolsonaro. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) foi às redes sociais parabenizá-lo pelo desempenho.

No plenário, o deputado General Girão (PSL-RN) afirmou que o presidente defendeu a soberania brasileira.

Já deputados da oposição questionaram a veracidade dos fatos expostos na Assembleia Geral.

O líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), repudiou a fala sobre a postura da imprensa durante a pandemia. Segundo o presidente, a cobertura da mídia politizou o vírus, disseminando o pânico entre a população. Molon criticou a forma como o governo vem enfrentando a pandemia de covid-19.

A deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) também fez críticas ao discurso de Bolsonaro. Segundo ela, o presidente afirmou, sem provas, que a população indígena é umas das responsáveis pelos incêndios que atingem o Pantanal e a Amazônia.

No pronunciamento, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, por ser área úmida, a Floresta Amazônica não permite a propagação de fogo, e que as queimadas acontecem principalmente onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em áreas já desmatadas.

Ele disse ainda que o Brasil é vítima de campanha de desinformação, e que o governo deu assistência a mais de 200 mil famílias indígenas durante a pandemia.

 

 

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo
Geral

Treze anos depois, Lei Seca está mais rígida

Atualmente, quem for flagrado conduzindo em via pública com qualquer nível de álcool no sangue tem que pagar quase R$ 3 mil de multa e ficar 12 meses sem carteira de habilitação. Esta é considerada uma infração gravíssima, assim como se recusar a fazer o teste do bafômetro.

Baixar arquivo