Deputados da oposição questionam informações em discurso de Bolsonaro

Publicado em 22/09/2020 - 20:52 Por Kariane Costa - Brasília

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU repercutiu no Congresso Nacional nesta terça-feira (22). Parlamentares da base elogiaram a fala do presidente. O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou que o pronunciamento enalteceu o agronegócio.

Aliados no Congresso reforçaram o discurso de Bolsonaro. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) foi às redes sociais parabenizá-lo pelo desempenho.

No plenário, o deputado General Girão (PSL-RN) afirmou que o presidente defendeu a soberania brasileira.

Já deputados da oposição questionaram a veracidade dos fatos expostos na Assembleia Geral.

O líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), repudiou a fala sobre a postura da imprensa durante a pandemia. Segundo o presidente, a cobertura da mídia politizou o vírus, disseminando o pânico entre a população. Molon criticou a forma como o governo vem enfrentando a pandemia de covid-19.

A deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) também fez críticas ao discurso de Bolsonaro. Segundo ela, o presidente afirmou, sem provas, que a população indígena é umas das responsáveis pelos incêndios que atingem o Pantanal e a Amazônia.

No pronunciamento, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, por ser área úmida, a Floresta Amazônica não permite a propagação de fogo, e que as queimadas acontecem principalmente onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em áreas já desmatadas.

Ele disse ainda que o Brasil é vítima de campanha de desinformação, e que o governo deu assistência a mais de 200 mil famílias indígenas durante a pandemia.

 

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo