Eleições municipais deste ano têm mais candidatos negros que brancos

Cor da pele é dada por autodeclaração; candidaturas bateram recorde

Publicado em 28/09/2020 - 14:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Número de candidatos na eleição deste ano bate recorde e, pela primeira vez, a quantidade de candidatos negros é maior que a de brancos. Os candidatos a prefeito e vereador que se declararam de cor negra aumentaram cerca de 2% em relação a 2016.

Esse pequeno aumento inverteu a maioria, que passou a ser de candidatos pardos ou pretos, com 50%, contra 48% de candidatos brancos. O cientista político Leonardo Barreto avalia que dois motivos podem explicar o aumento de candidatos negros.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento virtual, já deu 3 votos favoráveis à divisão proporcional de recursos de acordo com a cor e raça dos candidatos.

Em relação ao número de candidatas mulheres, houve um aumento de apenas 0,1% em relação a 2016. São 33% de candidatas mulheres contra 66% de homens, porcentagem um pouco acima do determinado em lei, que reserva 30% das vagas para as mulheres. O cientista político Leonardo Barreto ressalta que essa tem sido uma realidade que não muda no Brasil.

Esta eleição de 2020 é ainda a com o maior número de candidatos da história. São mais de 545 mil postulantes a prefeito ou vereador. Um aumento de mais de 9% em relação a 2016.

O MDB lidera entre as legendas com o maior número de candidatos, 44 mil ao todo, mas sem aumentar em relação a 2016. Por outro lado, legendas como PSD, PP, DEM e PT aumentaram entre 7 mil e 11 mil o número de candidatos em relação ao último pleito municipal.

O cientista político Leonardo Barreto lembra que esse aumento de candidatos é uma resposta das legendas ao fim das coligações para as eleições legislativas.

Apesar do aumento de candidatos em parte das principais legendas, o PSDB registrou 3 mil candidatos a menos que em 2016. Já o PSL, que tem a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, é o décimo segundo partido com mais candidatos, com 5% do total, o dobro da eleição de 2016.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo