logo Radioagência Nacional
Política

Eleições municipais deste ano têm mais candidatos negros que brancos

Cor da pele é dada por autodeclaração; candidaturas bateram recorde
Baixar
Lucas Pordeus León
28/09/2020 - 14:20
Brasília

Número de candidatos na eleição deste ano bate recorde e, pela primeira vez, a quantidade de candidatos negros é maior que a de brancos. Os candidatos a prefeito e vereador que se declararam de cor negra aumentaram cerca de 2% em relação a 2016.

Esse pequeno aumento inverteu a maioria, que passou a ser de candidatos pardos ou pretos, com 50%, contra 48% de candidatos brancos. O cientista político Leonardo Barreto avalia que dois motivos podem explicar o aumento de candidatos negros.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento virtual, já deu 3 votos favoráveis à divisão proporcional de recursos de acordo com a cor e raça dos candidatos.

Em relação ao número de candidatas mulheres, houve um aumento de apenas 0,1% em relação a 2016. São 33% de candidatas mulheres contra 66% de homens, porcentagem um pouco acima do determinado em lei, que reserva 30% das vagas para as mulheres. O cientista político Leonardo Barreto ressalta que essa tem sido uma realidade que não muda no Brasil.

Esta eleição de 2020 é ainda a com o maior número de candidatos da história. São mais de 545 mil postulantes a prefeito ou vereador. Um aumento de mais de 9% em relação a 2016.

O MDB lidera entre as legendas com o maior número de candidatos, 44 mil ao todo, mas sem aumentar em relação a 2016. Por outro lado, legendas como PSD, PP, DEM e PT aumentaram entre 7 mil e 11 mil o número de candidatos em relação ao último pleito municipal.

O cientista político Leonardo Barreto lembra que esse aumento de candidatos é uma resposta das legendas ao fim das coligações para as eleições legislativas.

Apesar do aumento de candidatos em parte das principais legendas, o PSDB registrou 3 mil candidatos a menos que em 2016. Já o PSL, que tem a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, é o décimo segundo partido com mais candidatos, com 5% do total, o dobro da eleição de 2016.

 

x