Eleições municipais deste ano têm mais candidatos negros que brancos

Cor da pele é dada por autodeclaração; candidaturas bateram recorde

Publicado em 28/09/2020 - 14:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Número de candidatos na eleição deste ano bate recorde e, pela primeira vez, a quantidade de candidatos negros é maior que a de brancos. Os candidatos a prefeito e vereador que se declararam de cor negra aumentaram cerca de 2% em relação a 2016.

Esse pequeno aumento inverteu a maioria, que passou a ser de candidatos pardos ou pretos, com 50%, contra 48% de candidatos brancos. O cientista político Leonardo Barreto avalia que dois motivos podem explicar o aumento de candidatos negros.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento virtual, já deu 3 votos favoráveis à divisão proporcional de recursos de acordo com a cor e raça dos candidatos.

Em relação ao número de candidatas mulheres, houve um aumento de apenas 0,1% em relação a 2016. São 33% de candidatas mulheres contra 66% de homens, porcentagem um pouco acima do determinado em lei, que reserva 30% das vagas para as mulheres. O cientista político Leonardo Barreto ressalta que essa tem sido uma realidade que não muda no Brasil.

Esta eleição de 2020 é ainda a com o maior número de candidatos da história. São mais de 545 mil postulantes a prefeito ou vereador. Um aumento de mais de 9% em relação a 2016.

O MDB lidera entre as legendas com o maior número de candidatos, 44 mil ao todo, mas sem aumentar em relação a 2016. Por outro lado, legendas como PSD, PP, DEM e PT aumentaram entre 7 mil e 11 mil o número de candidatos em relação ao último pleito municipal.

O cientista político Leonardo Barreto lembra que esse aumento de candidatos é uma resposta das legendas ao fim das coligações para as eleições legislativas.

Apesar do aumento de candidatos em parte das principais legendas, o PSDB registrou 3 mil candidatos a menos que em 2016. Já o PSL, que tem a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, é o décimo segundo partido com mais candidatos, com 5% do total, o dobro da eleição de 2016.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo