Ministro atribui incêndios florestais a fenômeno natural
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, afirmou que o aumento dos incêndios é consequência de fenômenos naturais e criticou a campanha internacional contra o desmatamento no Brasil que, segundo ele, teria a intenção de derrubar o governo Bolsonaro.
A fala do ministro Heleno foi durante audiência pública, nesta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal, que discute uma ação de partidos da oposição que apontam para uma suposta omissão do governo federal ao não aplicar os recursos do Fundo Nacional sobre a Mudança do Clima, além de outras ações ou omissões na área ambiental.
Participou também da audiência o presidente da Câmara dos Deputados. Rodrigo Maia afirmou que os recursos do Fundo do Clima usados em 2019 foram próximos a zero, e pediu a colaboração do Supremo para se chegar a uma saída para a questão ambiental.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também falou na audiência, e defendeu que a ação sobre o Fundo do Clima teria perdido o sentido porque, segundo o ministro, já foi dada destinação ao plano e aos recursos do Fundo.
A audiência pública no STF foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação que questiona o uso dos recursos do Fundo do Clima.