Partidos devem dar tempo de TV e recursos iguais a candidatos negros

Decisão é do ministro Ricardo Lewandowski e vale para as eleições 2020

Publicado em 11/09/2020 - 22:05 Por Gésio Passos - Brasília

Os partidos devem garantir para as candidaturas de pessoas negras o mesmo tempo de televisão e recursos de fundo partidário que os candidatos brancos, já a partir das eleições municipais deste ano. Essa foi a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, nessa quinta-feira (10).

A decisão cautelar do ministro foi uma resposta a ação do PSOL e ainda deverá ser submetida a referendo do plenário do Supremo.

Lewandowski considerou que existe uma sub-representatividade da população negra no país, decorrente do racismo estrutural da nossa sociedade. Para o ministro, a decisão é um aperfeiçoamento das regras e não causa alteração no processo eleitoral.

Jacira da Silva, militante do Movimento Negro Unificado, o MNU, e do Fórum de Mulheres Negras do Distrito Federal, afirma que a decisão é uma vitória para a promoção da igualdade racial.

O promotor de Justiça de São Paulo Clever Vasconcelos, professor de direito eleitoral do Ibmec e da Damasio Educacional, considera que os partidos têm tempo de se organizar para aplicar a medida.

No final de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral já havia decidido que estes incentivos a candidaturas negras deveriam ocorrer obedecendo a Constituição Federal. A decisão partiu de uma consulta formulada pela deputada Benedita da Silva, do PT.

O tribunal decidiu que a medida só deveria ocorrer a partir das eleições de 2022, garantindo tempo e recurso proporcional a quantidade de candidatos negros em cada partido. Mas com a decisão do STF, a medida passa a ser imediata.

Na eleição de 2018, apenas 24% dos deputados federais eleitos se autodeclararam como negros ou pardos, sendo que representam 55% da população brasileira.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo