Sorteados desembargadores que julgarão impeachment de Witzel

Magistrados vão compor comissão mista com deputados

Publicado em 28/09/2020 - 18:39 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro definiu, nesta segunda-feira, em sorteio, os cinco desembargadores que vão compor a comissão mista encarregada de julgar o pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel.

Farão parte da Comissão os desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves, Maria da Glória Bandeira de Mello, Inês da Trindade Chaves de Melo, José Carlos Maldonado de Carvalho e Fernando Foch.

Durante o discurso de abertura da sessão, o presidente do TJ, Claudio Mello de Tavares, classificou o impeachment como um ato de cidadania, que ficará marcado na história do estado.

Além dos cinco desembargadores, a Comissão Mista que definirá o futuro do governador afastado contará com igual número de deputados, que serão eleitos nessa terça-feira, pela Assembleia Legislativa, com base em uma lista de parlamentares que se inscreveram para participar do processo.

Depois que a Alerj fechar a lista, haverá uma nova sessão no Tribunal de Justiça para definir, também por sorteio, quem será o relator do processo, que poderá ser um desembargador ou um deputado.

Formada a comissão, o próximo passo será a notificação de Witzel. A partir daí ele terá duas semanas para apresentar defesa. Terminada essa fase, o relator deverá se posicionar no prazo de 10 dias contra ou a favor da instauração do processo.

Se o Tribunal decidir pela instauração, o afastamento de Witzel será renovado por 180 dias, enquanto o grupo analisa e julga o processo.

A comissão irá avaliar dois pontos: primeiro, se Wilson Witzel cometeu crime de responsabilidade e, depois, se ele deve perder os direitos políticos.

O governador afastado é acusado de irregularidades na área de Saúde do Rio de Janeiro, durante a pandemia de coronavírus.

No dia 28 de agosto, ele foi afastado do cargo, após decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, confirmada depois em votação unânime pela Assembleia Legislativa.

Edição: Sumaia

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo