TSE sugere comícios em espaços abertos e sem material impresso

Recomendações constam de consulta pública sobre as Eleições 2020

Publicado em 25/09/2020 - 14:37 Por Dayana Vítor - Brasília

As eleições municipais deste ano estão próximas: vão ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro. Mas este pleito será diferente, por causa do mais recente inimigo invisível da humanidade: o novo coronavírus. Até os dias de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugere que os comícios sejam realizados em espaços abertos com o uso de máscara, sem distribuição de material impresso.

Essas são algumas das recomendações que constam no resultado da consulta pública da corte máxima da justiça eleitoral do Brasil divulgada nessa quinta-feira (24). O TSE ouviu 68 instituições, entre elas câmaras de vereadores, sindicatos, partidos políticos e hospitais.

Como resultado da consulta, ficou decidido que a votação vai começar mais cedo: às 7h, para evitar aglomerações. Entre as 7h e as 10 h, a prioridade será para os maiores de 60 anos. Nestas eleições não haverá identificação biométrica para dar segurança sanitária aos eleitores. E é recomendável também que santinhos não sejam distribuídos.

Além disso, os mesários vão receber máscaras faciais para serem trocadas a cada quatro horas, a proteção de acrílico para o rosto e ainda álcool em gel 70%. Esse último item também estará disponível para os eleitores. Essas regras de higiene e distanciamento foram elaboradas pelo TSE com a ajuda da Fundação Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Economia

Índice de Confiança da Indústria cai 1,7 ponto em janeiro

Essa é a sexta queda consecutiva do indicador, que varia de 0 a 200 e precisa estar acima de 100 para indicar otimismo do setor.

Baixar arquivo
Educação

Capes abre inscrições para prêmio de talento universitário

Podem concorrer os estudantes de graduação de todo o Brasil matriculados no ensino superior público ou privado em 2021 e que tenham feito o ENEM de 2019 ou 2020.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que 1,2 milhão de pessoas morreram por superbactérias

Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que, no mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morreram diretamente por causa de superbactérias em 2019.

Baixar arquivo
Geral

Girafas apreendidas por maus tratos ficarão sob cuidados do Ibama

As 15 girafas apreendidas pela Polícia Federal, por maus tratos, no PortoBello Resort & Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, estão sob os cuidados do Ibama, mas vão continuar no resort.

Baixar arquivo
Saúde

Senacon notifica empresas sobre os preços de testes de covid-19

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou farmácias, drogarias e laboratórios em todo país para se explicarem sobre a disparada do valor do teste.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil: especialistas comentam sobre direito à saúde

A pandemia do novo coronavírus expôs a dificuldade de muita gente reconhecer as diferenças entre direitos individuais e coletivos. Isso se evidenciou no caso das vacinas.

Baixar arquivo