TSE sugere comícios em espaços abertos e sem material impresso

Recomendações constam de consulta pública sobre as Eleições 2020

Publicado em 25/09/2020 - 14:37 Por Dayana Vítor - Brasília

As eleições municipais deste ano estão próximas: vão ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro. Mas este pleito será diferente, por causa do mais recente inimigo invisível da humanidade: o novo coronavírus. Até os dias de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugere que os comícios sejam realizados em espaços abertos com o uso de máscara, sem distribuição de material impresso.

Essas são algumas das recomendações que constam no resultado da consulta pública da corte máxima da justiça eleitoral do Brasil divulgada nessa quinta-feira (24). O TSE ouviu 68 instituições, entre elas câmaras de vereadores, sindicatos, partidos políticos e hospitais.

Como resultado da consulta, ficou decidido que a votação vai começar mais cedo: às 7h, para evitar aglomerações. Entre as 7h e as 10 h, a prioridade será para os maiores de 60 anos. Nestas eleições não haverá identificação biométrica para dar segurança sanitária aos eleitores. E é recomendável também que santinhos não sejam distribuídos.

Além disso, os mesários vão receber máscaras faciais para serem trocadas a cada quatro horas, a proteção de acrílico para o rosto e ainda álcool em gel 70%. Esse último item também estará disponível para os eleitores. Essas regras de higiene e distanciamento foram elaboradas pelo TSE com a ajuda da Fundação Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

 

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo