Projeto de privatização dos Correios é entregue à Presidência

Antes de ir ao Congresso, texto vai à Secretaria-Geral e Casa Civil

Publicado em 14/10/2020 - 14:42 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O governo federal deu mais um passo rumo a privatização dos Correios. Nesta quarta-feira (14), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou ao Ministro Jorge de Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência da República o projeto de lei que autoriza o processo de venda da estatal.

Depois de analisado pela subchefia para Assuntos Jurídicos, ele vai seguir para a Casa Civil e, depois, para o Congresso Nacional.

De acordo com o ministro das Comunicações, todos os parâmetros sobre do projeto, como destino dos empregados, por exemplo, deverão ser debatidos no Congresso.

A expectativa é que o processo de votação nas duas Casas Legislativas esteja pronto para ser concluído até o final do ano que vem. Ainda segundo o ministro Fábio Faria, o texto não trata de nenhum tipo de imposto ou aumento de despesas com o serviço.

Paralelo a esse texto, também há o trabalho de uma consultoria contratada pelo BNDES, que vai elaborar a modelagem de negócio prestado nos serviços postais. O relatório com as conclusões dessa assessoria também deve ser entregue ao Congresso Nacional num prazo de 120 dias.

Questionado sobre a estimativa do valor cobrado pela privatização dos Correios, Fábio Faria disse que ainda não é o momento de falar sobre esse tema.

A venda da Empresa de Correios e Telégrafos é parte do pacote de privatizações do governo anunciado em agosto de 2019 e que inclui nove estatais como a Dataprev e a Telebrás, por exemplo.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo