Prorrogada redução do IPI sobre produtos usados no combate à covid-19

Governo também prorrogou a alíquota zero de IOF sobre crédito

Publicado em 04/10/2020 - 09:21 Por Nelson Lin - São Paulo

O governo prorrogou até o fim do ano a redução do IPI, que é o Imposto sobre Produtos Industrializados, do PIS/Pasep e da Cofins. Entre os produtos beneficiados pela medida estão equipamentos de segurança como máscaras de uso hospitalar, óculos, viseiras e escudos faciais e também álcool de limpeza e desinfetantes. 

E como é uma medida para enfrentamento de uma calamidade pública, o governo não precisa apresentar fontes de receita alternativa que cobririam a ausência do tributo reduzido.

Com outro decreto ficou prorrogada também até o fim do ano a alíquota zero do IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é cobrado em diversas operações financeiras como no uso do rotativo do cartão de crédito, empréstimo consignado, contratação de seguro, operações de câmbio entre outros.

A alíquota zero de IOF foi anunciada em abril para aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo