Renda Cidadã : proposta sobre fonte de recursos pode sair na quarta

Data foi citada pelo relator após reunião com Guedes

Publicado em 05/10/2020 - 17:07 Por Dayana Vítor - Brasília

A semana começou com reuniões sobre o orçamento. O relator da proposta no Congresso Nacional, o senador Márcio Bittar, participou, nessa segunda-feira, de um café da manhã com Rodrigo Maia e o presidente Jair Bolsonaro para tratar do assunto.

Depois, Bittar se reuniu com o ministro da economia, Paulo Guedes. O motivo: definir de onde virão os recursos do programa Renda Cidadã, criado para substituir o Bolsa Família. Ao final do encontro com Guedes, o senador afirmou que a proposta será apresentada na quarta-feira.

O impasse está na fonte de recursos: se eles virão do Fundeb e de precatórios ou de outra origem. A preocupação é quanto ao teto de gastos, em que as despesas do governo só poderão ser equivalentes ao orçamento do ano anterior corrigido pela inflação.

Márcio Bittar adiantou que a decisão das fontes de recursos será tomada em conjunto com a equipe econômica do governo.

Os trabalhos da Comissão Mista de Orçamento devem começar nesta terça-feira.

Os parlamentares terão a missão de aprovar as fontes de recurso para o Renda Cidadã e ainda analisar a previsão de perdas de arrecadação e aumento de gastos provocados pela pandemia e o estado de calamidade. Também passa pela comissão a LDO- que são as diretrizes orçamentárias para o ano que vem.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo