Sabatina de Kassio Nunes na CCJ pode durar até 10 horas, diz Tebet

Indicado por Bolsonaro precisa de maioria simples na CCJ

Publicado em 21/10/2020 - 10:45 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A sabatina do juiz federal Kassio Nunes Marques ocorre nesta quarta-feira (21) no Senado. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o desembargador pode ficar de 8 a 10 horas na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça, segundo expectativa da presidente da CCJ, a senadora Simone Tebet, do MDB do Mato Grosso do Sul.

Os últimos ministros a serem sabatinados no Senado, Alexandre de Moraes, e Edson Fachin, ficaram cerca de 12 horas respondendo perguntas dos parlamentares.

A sessão começa com a leitura do relatório da indicação pelo senador Eduardo Braga, líder do MDB na casa, que apresentou um texto favorável ao indicado, elogiando a trajetória do magistrado e rebatendo críticas sobre possíveis inconsistências no currículo do juiz. Em seguida, todos os senadores terão a oportunidade de apresentar questionamentos ao desembargador.

O nome indicado pelo presidente da República precisa ser aprovado por maioria simples da comissão, que conta com 27 membros. Em seguida, a indicação é votada no plenário do Senado. Neste caso, são necessários para aprovação, ao menos, 41 dos 81 votos dos senadores. Se conseguir os votos, Kassio Nunes Marques vai ocupar a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou neste mês.

Nascido em Teresina, Kassio Nunes Marques formou-se em direito pela Universidade Federal do Piauí. Depois de exercer a advocacia privada, ocupou, entre 2008 e 2011, o cargo de juiz eleitoral em vaga reservada a advogado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em 2011 foi escolhido, a partir de lista tríplice, para vaga de juiz no TRF-1, o Tribunal Regional Federal da 1ª região, com sede no Distrito Federal.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo