Senado retoma atividades com pauta sobre autonomia do Banco Central

Tema entra na agenda dos senadores após acordo entre partidos

Publicado em 02/11/2020 - 08:58 Por Kariane Costa - Brasília

O Senado retoma as atividades nesta terça-feira (03), com a pauta sobre a autonomia do Banco Central. O tema está no Congresso Nacional há décadas e entrou na agenda dos senadores, após um acordo com os partidos. As expectativa é que a autonomia impeça trocas de dirigentes por pressões do presidente da República ou político-partidárias e eleitorais.

Também a autonomia pode dar mais segurança jurídica às decisões econômicas e atrair investidores ao Brasil. A proposta é relatada pelo senador Telmário Mota, do PROS, que incluiu a perda de status de ministro de Estado do presidente do Banco Central e a previsão de fomento ao pleno emprego entre os objetivos da instituição.

Já a quarta-feira (04) promete ser intensa. Isto porque após vários adiamentos, o Congresso Nacional deve fazer sessão remota, para apreciar vetos presidenciais e projetos de lei, entre eles, o que impede a prorrogação até o final de 2021, da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e o veto ao Marco Legal do Saneamento Básico.

Já a Câmara dos Deputados deve vencer a obstrução da base aliada e da oposição para votar propostas que estão paradas há mais de um mês, por falta de acordo e pressão política.

De um lado, deputados da base aliada não chegam a um acordo sobre a instalação da Comissão Mista de Orçamento, colegiado que discute temas como Salário Mínimo, por exemplo.

Já os partidos da oposição pressionam para votar a Medida Provisória que diminuiu o Auxílio Emergencial para R$300 e reverter o valor para os R$600 até o final do ano.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo