Bolsonaro assina crédito de R$ 3,3 bilhões para dívidas com ONU e OEA

Valor também será destinado para o Incra e o IBGE

Publicado em 25/12/2020 - 19:19 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que abre crédito de R$ 3,3 bilhões para pagamento de dívidas com a ONU e a OEA.

O projeto de lei sancionado pelo presidente libera recursos para que o governo brasileiro pague dívidas com a Organização das Nações Unidas e Organização dos Estados Americanos, OEA.

Para a ONU, é um valor proporcional ao PIB do país quando comparado com o PIB do mundo. O Brasil paga de 2% a 3% do orçamento da ONU. Funciona assim: países mais ricos pagam mais, países mais pobres não pagam. Lembrando que o PIB é formado por toda a riqueza produzida por um país.

O professor de Direito Internacional da Unicamp e da PUC de Campinas, Luis Renato Vedovato, explica que essas dívidas são relacionadas às anuidades que o Brasil, como membro, deve pagar.

Segundo o professor a medida é necessária para que o Brasil não fique sem direito a voto nas instâncias e organismos da ONU.

Desse total liberado, uma parte vai ficar aqui no Brasil. Serão destinados recursos para o Incra e o IBGE.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo