Dia de posse: em 96 municípios, prefeitos eleitos não assumiram cargo

Vereadores eleitos em todo o país também tomaram posse hoje (1º)

Publicado em 01/01/2021 - 20:56 Por Victor Ribeiro - Brasília

Esta sexta-feira (1º) foi dia de posse dos vereadores eleitos em todo o país e dos prefeitos em 5.472  municípios. Em 96 prefeituras, a chapa eleita não teve o registro deferido pela Justiça Eleitoral e, por isso, temporariamente, quem assume o Poder Executivo é o presidente da Câmara de Vereadores.

Nas 26 capitais estaduais, a maior parte das posses ocorreu durante a tarde e sem público, para evitar aglomeração. Por causa da pandemia da covid-19, em diversos municípios os vereadores tomaram posse em cerimônias virtuais. Os prefeitos foram eleitos em novembro menos em Macapá, onde um apagão que durou três e adiou a eleição para dezembro. Na capital do Amapá, o prefeito Antônio Furlan (Cidadania) e a vice Mônica Penha (MDB) assumiram os cargos nesta sexta-feira.

Na região Norte, em Belém, tomaram posse o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) e o vice Edilson Moura (PT). Em Boa vista, assumiram a prefeitura Arthur Henrique e o vice Cássio Gomes (MDB). Em Manaus, o novo prefeito David Almeida (Avante) tomou posse junto com o vice Marcos Rotta (Avante). Em Palmas, começou um novo mandato de Cinthia Ribeiro (PSDB), com André Gomes, do Avante, como vice-prefeito. Em Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) foi reeleito e tomou posse junto com Mauricio Carvalho (PSDB). E em Rio Branco, assumiram os cargos de prefeito Tião Bocalom (Progressistas) e a vice Marfisa Galvão (PSD).

No Nordeste, em Aracaju, tomaram posse o prefeito reeleito Edvaldo Nogueira (PDT), e a vice-prefeita Katarina Feitosa (PSD). Em Fortaleza, quem assume a prefeitura é Sarto Nogueira (PDT) com Élcio Batista (PSB) como vice. João Pessoa também tem nova gestão na prefeitura, com Cicero Lucena (Progressistas) e o vice Leo Bezerra (Cidadania). Em Maceió, tomaram posse o prefeito JHC (PSB), e o vice Ronaldo Lessa (PDT). Em Natal, o ex-vice-prefeito Álvaro Dias (PSDB), que já tinha assumido a prefeitura, agora tomou posse para um mandato inteiro como titular, com Aíla Cortez (PDT) como vice. Em Recife, tomou posse o prefeito mais jovem nas capitais do país. João Campos (PSB) tem 27 anos. A vice dele é Isabella de Roldão (PDT). Em Salvador, o ex-vice-prefeito Bruno Reis (Democratas) assumiu a chefia do Executivo, com Ana Paula Matos (PDT) como vice. Em São Luís, o novo prefeito é Eduardo Braide (Podemos), com Professora Esmênia (PSD) como vice. E, em Teresina, tomaram posse o novo prefeito Doutor Pessoa (MDB), que é o mais velho entre os prefeitos das capitais, e o vice Robert Rios (PSB).

No Centro-Oeste, tomaram posse em Campo Grande o novo prefeito Marquinhos Trad (PSD), e a vice Adriane Lopes (Patriota). Em Cuiabá, quem assumiu a prefeitura foi Emanuel Pinheiro (MDB), com José Roberto Stopa (PV), como vice. Em Goiânia, a posse do prefeito Maguito Vilela (MDB) foi virtual, porque desde setembro ele está internado em São Paulo, com covid-19, sem conseguir sequer falar. Logo depois da posse, ele pediu licença médica e passou o comando da capital de Goiás para o vice, Rogério Cruz (Republicanos).

Nas capitais do Sul do país, o prefeito reeleito em Curitiba, Rafael Greca (Democratas), tomou posse para o novo mandato, junto com o vice Eduardo Pimentel (PSD). O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (Democratas) também foi reeleito e tomou posse no segundo mandato junto com o vice Topázio Silveira Neto (Republicanos). Já em Porto Alegre, teve mudança na prefeitura, com Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes (MDB).

E, no Sudeste, em Vitória, tomaram posse Delegado Pazolini e a vice Capitã Estéfane (Republicanos). E o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que foi reeleito no primeiro turno, tomou posse no segundo mandato, com Fuad Noman Filho. Os dois são do PSD.

Produção: Marcela Rebelo

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo