Pazuello: só transferência de pacientes do AM pode desafogar sistema

PF abriu investigação contra o ministro por colapso da Saúde no estado

Publicado em 29/01/2021 - 18:58 Por Kariane Costa - Brasília

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta sexta-feira, em Manaus, que a prioridade para desafogar o sistema de saúde no estado é a remoção de pacientes para outros estados. Pazuello afirmou que sem a remoção de 1,5 mil pacientes, não há como estabilizar a situação.

A ideia do ministério é desafogar o atendimento especializado na região para que não haja sobrecarga do sistema de saúde.

Segundo o ministro, até o momento, 320 pessoas foram removidas para outras cidades.  Pazuello também afirmou que o estado do Amazonas é a prioridade de vacinação no país. E elogiou a iniciativa de outros estados em doarem 5% da cota para Manaus. 

A declaração de Pazuello foi dada durante cerimônia de recepção dos médicos que vão reforçar o enfrentamento da Covid-19 e o atendimento nos postos de saúde de Manaus. 108 profissionais foram contratados por meio do programa do governo federal Mais Médicos.

Ainda falando sobre Eduardo Pazuello, a Policia Federal abriu nesta sexta-feira um inquérito para investigar a conduta do ministro durante o colapso na saúde pública no Amazonas.

A investigação foi a pedido da Procuradoria-Geral da República, que apontou uma possível omissão na crise provocada pela falta de oxigênio e indícios de atraso para o envio do produto aos hospitais de Manaus e cidades do interior. O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, é o relator da ação e autorizou a investigação.

O Ministério da Saúde informou que não vai se manifestar sobre a abertura do inquérito.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo