Comissões temáticas da Câmara são autorizadas a funcionar

Elas devem trabalhar no formato híbrido: presencial e remoto

Publicado em 11/02/2021 - 16:06 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

As Comissões temáticas da Câmara dos Deputados já podem voltar a funcionar. Elas estavam suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus. A autorização para o retorno dos trabalhos nas comissões foi aprovada pelo Plenário da Casa nesta quinta-feira (11). As comissões devem trabalhar no formato híbrido, com participação presencial e remota.

Durante a votação, o relator, deputado Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, ainda acatou uma emenda do PDT para incluir também o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que não estava previsto no relatório inicial, de autoria do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira.

O relator Marcelo Ramos explicou que o número de Comissões funcionando ao mesmo tempo será definido pela equipe técnica da Câmara, de acordo com as restrições sanitárias.

O único partido contrário ao texto foi o PSOL. O líder da bancada, Ivan Valente, de São Paulo, defendeu que as comissões voltem a se reunir após a vacinação dos parlamentares do grupo de risco. Ele argumentou que o sistema híbrido gera desvantagem na atuação dos deputados que fazem a participação remota.

Com o retorno das comissões, existe a expectativa da votação, na Comissão de Constituição e Justiça, da PEC da Reforma Administrativa, que altera a regulamentação do funcionalismo público no Brasil. Também há a expectativa da análise, no Conselho de Ética, do caso da deputado Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, que foi acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido. A parlamentar nega a acusação.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo