Rito de impeachment de Witzel pode terminar em abril, diz relator

Witzel é acusado de irregularidades em contratos de saúde

Publicado em 12/02/2021 - 14:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A decisão do Superior Tribunal de Justiça, que tornou réu o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pode destravar o processo de impeachment que corre contra ele na Assembleia Legislativa. O rito está suspenso desde uma decisão do Supremo Tribunal Federal, determinando que Witzel só poderá ser ouvido após ter conhecimento de todas as acusações que pesam contra ele. E isso envolve ter acesso à delação premiada do ex-secretário estadual de saúde, Edmar Santos, que é peça chave da denúncia criminal e está sob sigilo. Mas. agora que a denúncia já foi aceita pelo STJ, o sigilo se encerra, permitindo a continuidade dos trabalhos na Alerj.

No entanto, o relator do caso na Corte, ministro Benedito Gonçalves, ainda precisa analisar se a divulgação dessas informações não prejudica alguma outra investigação em curso, e ouvir o Ministério Público Federal, antes de liberar o acesso ao material. A decisão deve ser dada nos próximos dias.

O relator do processo de impeachment na ALerj, deputado Waldeck Carneiro, espera retomar o rito logo em seguida, chegando a um resultado final já nos próximos meses. 
Tanto perante à Justiça, quanto no seu processo de impeachment, Witzel é acusado de diversas irregularidades nos contratos emergenciais firmados para a construção de hospitais de campanha e a compra de equipamentos e insumos para combater a pandemia de covid-19.

Essas primeiras acusações levaram a outras de favorecimento de empresas da área da saúde também em outros contratos. Nesta quinta-feira, ele se tornou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve seu afastamento do cargo prorrogado por mais um ano.

O ministro relator do caso no STJ, Benedito Golçalves, declarou que há indícios razoáveis de autoria e materialidade dos crimes.

Witzel se defendeu em postagens nas redes sociais. Afirmou que o processo penal é meramente político, além de duvidoso e recheado de acusações falhas. Disse ainda que tem certeza de que será absolvido, apesar do desgaste irreparável causado à sua imagem.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo