Em reunião do Prosul, Bolsonaro diz que país se prepara para crescer

Publicado em 16/03/2021 - 14:26 Por Leandro Martins - Brasília

A economia do Brasil vai voltar a crescer, apesar do impacto causado pela pandemia da covid -19. Para o Presidente Jair Bolsonaro, esta é uma das prioridades do seu governo e foi defendida nesta terça-feira ao participar da sexta reunião de representantes do Prosul - foro para o Progresso da América do Sul - que aconteceu de forma virtual pela primeira vez.

Jair Bolsonaro destacou as iniciativas que o governo federal busca para a retomada do desenvolvimento. O presidente também citou o auxílio emergencial que ajudou na sobrevivência das famílias mais vulneráveis nesse período.

A outra prioridade destacada é a superação da crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. O presidente Bolsonaro também apontou os problemas causados pela suspensão das atividades produtivas e o impacto da pandemia sobre os níveis de emprego e renda em todo o mundo.

A recuperação econômica dos países sul-americanos, afetados pela pandemia, foi o assunto mais citado pelos representantes dos oito países do Prosul. Eles querem a colaboração do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento - com créditos acessíveis e taxas favoráveis.

O economista do BID, Eric Parrado, afirmou que o banco está pronto para aumentar o investimento nos países sul-americanos. Para ele, é preciso que a região invista mais em infraestrutura, digitalização, redução de impostos sobre o emprego formal e na reforma do sistema tributário.

O Prosul foi criado em março de 2019 para substituir o Unasul, que existe desde 2008. Participam do bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru. Três países sul-americanos não fazem parte do Prosul: Bolívia, Uruguai e Suriname. A Venezuela não foi convidada para integrar o grupo.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Safra 2023/2024 é estimada em 297,5 milhões de toneladas de grãos

Segundo a Conab, o volume é 7% menor do que a temporada anterior, o que significa 22 milhões de toneladas a menos. Queda é resultado das condições climáticas adversas que influenciaram as principais regiões produtoras do país.

Baixar arquivo
Economia

Senado apresenta medidas para compensar perda de arrecadação do União

A perda de arrecadação vem da manutenção da desoneração da folha de pagamento de municípios e setores da economia. Entre as medidas, estão o Programa de Regularização Tributária e a repatriação de recursos do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Escritor João do Rio será homenageado na 22ª edição da Flip

Fundador da crônica moderna, o autor destacou-se pela forma como combinava literatura e jornalismo. Escreveu também romances, ensaios, contos, peças de teatro e conferências.

Baixar arquivo
Geral

Mulheres protestam contra equiparação do aborto ao crime de homicídio

Para a Frente Estadual pela Legalização do Aborto, o projeto de lei tem o objetivo de proteger os abusadores sexuais. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Flamengo x Grêmio

Hoje pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro tem: Cruzeiro x Cuiabá; Athletico-PR x Criciúma; Internacional x São Paulo; Bahia x Fortaleza; e Palmeiras x Botafogo. 

Baixar arquivo
Internacional

Suprema Corte dos EUA decide manter amplo acesso a pílula abortiva

Na Argentina, Senado aprova pacote de medidas de ajuste fiscal proposto do Millei. Diretor da OMS alerta sobre a fome catastrófica em Gaza. 

Baixar arquivo