logo Radioagência Nacional
Política

Tribunal especial retoma, em abril, processo de impeachment de Witzel

Baixar
Cynthia Cruz - Repórter da Rádio Nacional*
26/03/2021 - 10:22
Rio de Janeiro

O Tribunal Especial Misto, que julga o pedido de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se reunirá nos dias 7 e 8 de abril. Os trabalhos vão ser retomados com o depoimento do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, seguido do interrogatório de Witzel. Edmar é um dos principais investigados nos supostos desvios de recursos destinados ao combate à pandemia, que levaram à abertura do processo. As intimações já foram expedidas aos acusados.

No dia 23 de setembro de 2020, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, por unanimidade, o relatório que pede o impeachment de Witzel. Dois meses depois, o Tribunal Especial Misto acolheu, também de forma unânime, a denúncia para o prosseguimento do processo. A Corte decidiu, ainda, o corte de um terço do salário de Witzel e determinou que ele, junto com a família, desocupasse o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo do Estado.

As sessões do Tribunal Misto estavam suspensas desde o dia 28 de dezembro por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, o ministro atendeu ao pedido da defesa de Wilson Witzel e determinou que o interrogatório do governador afastado só seria possível após seus advogados terem acesso a todos os documentos relativos ao caso remetidos pelo Superior do Tribunal de Justiça. Moraes também ordenou que um novo depoimento de Edmar Santos fosse realizado.

Wilson Witzel foi afastado por suspeita de participação em esquema de corrupção e se tornou réu em fevereiro deste ano por decisão unânime da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. Pelas redes sociais, Witzel sempre afirmou que tem as mãos limpas e a consciência tranquila de que ficará comprovada a sua inocência.

*com informações da Agência Brasil

x