Covid-19: com duas vacinas disponíveis, Brasil imunizou 15 milhões

Expectativa é por outros imunizantes, como da Pfizer e Jansen

Publicado em 02/04/2021 - 09:03 Por Graziele Bezerra - Brasília

Coronavac, Jansen, Butantan, Astrazeneca. Tanto nome diferente que a gente passou a adotar no vocabulário que, às vezes, até confunde. Mas pra deixar bem claro, apenas duas vacinas estão em aplicação no Brasil atualmente: a Coronavac, que é fabricada pelo Instituto Butantan e a Oxford/Astrazeneca, envazada pela Fiocruz.

De janeiro até agora, mais de 15 milhões de brasileiros já receberam pelo menos a primeira dose de um dos dois imunizantes, o que representa 7% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde.

O número de imunizados é considerado baixo, por especialistas. Na avaliação do infectologista, Julival Ribeiro, médico da Sociedade Brasileira de Infectologia, o ritmo de vacinação no país é lento e preocupa.

Mas outros laboratórios já solicitaram uso emergencial e podem, em breve, aumentar as opções de imunizantes disponíveis no Brasil.

Nesta semana, a Anvisa autorizou o uso emergencial da vacina Jansen, laboratório da Jonhson &Johnson. A vantagem desta vacina é que ela garante eficácia em apenas uma dose.

Segundo o calendário do Ministério da Saúde, a entrega de 38 milhões de doses do imunizante da Jansen deve começar em julho.

E tem mais uma a caminho. A Anvisa, responsável pela autorização das vacinas, já aprovou o pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer, do laboratório Biontech

A compra foi efetivada em março e o contrato prevê 100 milhões de doses do imunizante, mas ainda sem prazos definidos.

O recém empossado ministro da Saúde Marcelo Queiroga diz que meta do governo é vacinar 1 milhão por dia a partir deste mês.

Enquanto a vacinação não alcança a maior parte dos brasileiros, a recomendação de manter o distanciamento social e o uso de máscara continua.


 

Edição: Sheily Noleto/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

De 24 praias analisadas, 19 estão impróprias para banho no Rio

Prefeitura do Rio de Janeiro, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, voltou a divulgar boletins de avaliação da qualidade das areias das praias do Rio depois de três anos.

Baixar arquivo
Segurança

Policiais são presos por relação com milícias no Rio de Janeiro

Sete pessoas foram presas nesta sexta-feira (20) em uma operação contra agentes públicos apontados como cúmplices da milícia que atua no estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

Bilionário Elon Musk se encontra com Bolsonaro no interior de SP

O empresário chegou de manhã à cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Baixar arquivo
Saúde

OMS alerta sobre riscos da substituição do leite materno por fórmulas

Entidades internacionais irão lançar uma campanha para intensificar a proibição do uso de marketing na venda desses produtos, que só devem ser consumidos em caso de orientação médica

Baixar arquivo
Política

Governo federal regulamenta regras do mercado de baixo carbono

O texto estabelece procedimentos para a elaboração de planos com metas de redução gradativa de emissão de gases do efeito estufa decorrentes da ação humana.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

Baixar arquivo