Covid: Senado aprova projeto que permite quebra de patentes de vacinas

Publicado em 29/04/2021 - 21:58 Por Kariane Costa, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No dia que o Brasil atingiu a marca de 400 mil mortes por covid-19, os senadores aprovaram projeto que permite a quebra de patentes de vacinas contra a doença.

A proposta, que segue agora para a Câmara dos Deputados, provocou muita discussão e dividiu a opinião dos senadores e senadoras. O placar foi 55 votos favoráveis a 19 contrários.

A matéria permite também a quebra de patentes de testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a covid-19 enquanto estiver em vigor o estado de emergência de saúde.

Na prática, os donos de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos de enfrentamento à covid-19. O relator da proposta, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, explicou que o Governo Federal terá 30 dias para regulamentação, elaborando uma lista das patentes e pedidos de patentes sujeitos ao licenciamento compulsório.

O relator também destacou que países como Canadá e Israel já tomaram essa iniciativa e negou que serão desrespeitados os tratados comerciais dos quais o Brasil participa.

Pela liderança do governo, o vice líder, senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, orientou a bancada a votar contra a proposta. Viana fez criticas ao projeto e disse que a matéria pode atrasar a entrega de doses.

Antes do início da sessão desta quinta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu um minuto de silêncio em respeito à morte dos 400 mil brasileiros por covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Índice de Confiança da Indústria cai 1,7 ponto em janeiro

Essa é a sexta queda consecutiva do indicador, que varia de 0 a 200 e precisa estar acima de 100 para indicar otimismo do setor.

Baixar arquivo
Educação

Capes abre inscrições para prêmio de talento universitário

Podem concorrer os estudantes de graduação de todo o Brasil matriculados no ensino superior público ou privado em 2021 e que tenham feito o ENEM de 2019 ou 2020.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que 1,2 milhão de pessoas morreram por superbactérias

Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que, no mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morreram diretamente por causa de superbactérias em 2019.

Baixar arquivo
Geral

Girafas apreendidas por maus tratos ficarão sob cuidados do Ibama

As 15 girafas apreendidas pela Polícia Federal, por maus tratos, no PortoBello Resort & Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, estão sob os cuidados do Ibama, mas vão continuar no resort.

Baixar arquivo
Saúde

Senacon notifica empresas sobre os preços de testes de covid-19

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou farmácias, drogarias e laboratórios em todo país para se explicarem sobre a disparada do valor do teste.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil: especialistas comentam sobre direito à saúde

A pandemia do novo coronavírus expôs a dificuldade de muita gente reconhecer as diferenças entre direitos individuais e coletivos. Isso se evidenciou no caso das vacinas.

Baixar arquivo