EBC e Eletrobras são incluídas no programa de privatização

Publicado em 09/04/2021 - 21:27 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional com produção de Salete Sobreira - Brasília

A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e a Eletrobras foram incluídas no programa de privatização do governo federal. Os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro foram publicados nessa sexta-feira no Diário Oficial da União.

A inclusão dessas empresas no PND, Programa Nacional de Desestatização, foi recomendada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos no mês passado. Na ocasião, o colegiado também tratou da privatização dos Correios, mas não há decreto do presidente sobre essa estatal.

Sobre a EBC, o professor da Faculdade de Comunicação da UNB, Universidade de Brasília, Luiz Martins da Silva lembra que o artigo 223 da Constituição Federal divide as concessões do sistema de radiodifusão em três: privado, estatal e público. Por ter finalidade de natureza pública, a privatização da empresa, segundo o especialista, é inconstitucional.

Para o professor Luiz Martins, a ideia de incluir a EBC no plano nacional de desestatização vai contra uma trajetória que está sendo estruturada para que o Brasil venha a ter, como muitos países, um conjunto de emissoras públicas à serviço da sociedade.

A direção da Empresa Brasil de Comunicação informou aos funcionários que a "publicação do decreto cumpre rito formal do PND e prévio aos estudos que serão realizados, não representando qualquer evolução na avaliação de eventuais alternativas de parceria com a iniciativa privada, para propor ganhos de eficiência e resultados para a EBC".

Criada por lei em 2008, a EBC é um conglomerado de comunicação formado pela Agência Brasil, a Radioagência Nacional, Rádios MEC e Nacional e a TV Brasil. A empresa também administra a rede nacional de comunicação pública de TV e rádio do país e presta serviços de comunicação governamental, como o programa A Voz do Brasil, que é retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras. 

A empresa é dependente do Tesouro Nacional e recebe recursos da CFRP, a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública.

O BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, vai fazer estudos sobre o modelo de privatização da EBC. Segundo o Ministério da Economia, o destino da empresa depende do resultado desses estudos, sendo a extinção a última possibilidade, caso os ativos não sejam atraentes para a iniciativa privada.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Fluminense faz jogo de volta contra Cerro Porteño nesta terça (3)

O Tricolor Carioca pode se classificar para as quartas de final da Libertadores até perdendo pela diferença de um gol, já que venceu por 2 a 0 a primeira partida do duelo em Assunção.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil encara México na semifinal do futebol em Tóquio

Em Londres, em 2012, o time formado por nomes como Neymar, Oscar, Lucas Moura, Ganso, Hulk, Thiago Silva e Marcelo foi superado na final pelos mexicanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha promove a primeira infância

A campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

Baixar arquivo
Economia

Com tempo frio e falta de chuvas agricultores acumulam perdas

A intensidade da geada deste ano foi histórica em várias regiões do país e o café foi a cultura mais impactada, com perdas que não se viam há 27 anos. Além do café, o milho, a cana de açúcar, batata e hortaliças também foram afetadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF pode dar direito às mulheres em ações sobre Planejamento Familiar

Duas ações que devem entrar na pauta do colegiado este semestre apontam para a inconstitucionalidade da lei em exigir a autorização do casal para a esterilização voluntária da mulher.

Baixar arquivo
Educação

No DF o passe livre estudantil volta a funcionar a partir desta quinta

A partir dessa quinta-feira, os estudantes da rede pública do Distrito Federal retornam, de forma escalonada, à sala de aula.

Baixar arquivo