Secretário de Saúde de Itatiaia é preso por suspeita de fraude

Fraudes na compra de equipamentos de combate à Covid-19

Publicado em 29/04/2021 - 16:06 Por Lígia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Secretário de Saúde de Itatiaia é preso por suspeita de fraude em compras de equipamentos de combate à Covid-19. 

O secretário municipal de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes, foi preso nesta quinta-feira, durante uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar.

Ao todo, sete pessoas foram denunciadas por fraudes na compra de equipamentos de proteção individual, que deveriam ter sido usados no combate à pandemia de Covid-19 na cidade.

De acordo com as investigações, a prefeitura de Itatiaia teria adquirido produtos de uma empresa sem licitação e em quantidade desproporcional às necessidades do município. O valor total da compra, segundo o Ministério Público, foi de 3 milhões de reais, e mesmo com o pagamento inicial de um milhão e quatrocentos mil, o material não foi entregue à secretaria de Saúde.

Além de Marcus Vinicius, também alvo da operação o ex-secretário de Planejamento de Itatiaia, Marcelo de Oliveira Pinheiro. A denúncia detalha que os dois chegaram a coagir e ameaçar um servidor da prefeitura, para que ele atestasse notas fiscais à empresa fornecedora dos equipamentos. O esquema criminoso envolvendo recursos da área da Saúde teria movimentado aproximadamente 7 milhões de reais. Outros contratos celebrados, mas que não chegaram a ser consumados, somaram cerca de 25 milhões de reais. 

Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital também expediu 17 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas próximas aos acusados.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Itatiaia para um posicionamento, mas não obteve retorno. Também não foi localizada a defesa do secretário de saúde do município.

Edição: Sheily Noleto / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo