Secretário de Saúde de Itatiaia é preso por suspeita de fraude
Secretário de Saúde de Itatiaia é preso por suspeita de fraude em compras de equipamentos de combate à Covid-19.
O secretário municipal de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes, foi preso nesta quinta-feira, durante uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar.
Ao todo, sete pessoas foram denunciadas por fraudes na compra de equipamentos de proteção individual, que deveriam ter sido usados no combate à pandemia de Covid-19 na cidade.
De acordo com as investigações, a prefeitura de Itatiaia teria adquirido produtos de uma empresa sem licitação e em quantidade desproporcional às necessidades do município. O valor total da compra, segundo o Ministério Público, foi de 3 milhões de reais, e mesmo com o pagamento inicial de um milhão e quatrocentos mil, o material não foi entregue à secretaria de Saúde.
Além de Marcus Vinicius, também alvo da operação o ex-secretário de Planejamento de Itatiaia, Marcelo de Oliveira Pinheiro. A denúncia detalha que os dois chegaram a coagir e ameaçar um servidor da prefeitura, para que ele atestasse notas fiscais à empresa fornecedora dos equipamentos. O esquema criminoso envolvendo recursos da área da Saúde teria movimentado aproximadamente 7 milhões de reais. Outros contratos celebrados, mas que não chegaram a ser consumados, somaram cerca de 25 milhões de reais.
Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital também expediu 17 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas próximas aos acusados.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Itatiaia para um posicionamento, mas não obteve retorno. Também não foi localizada a defesa do secretário de saúde do município.