Câmara aprova MP que permite privatização da Eletrobras

Publicado em 20/05/2021 - 08:58 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara aprovou, por 313 votos contra 166, a MP que permite a privatização da Eletrobras. A proposta chegou ao Congresso enviada pelo governo por meio de uma Medida Provisória, que tem tramitação mais rápida, e não passou por discussões nas comissões da Casa. O texto segue agora para votação no Senado.

A estatal é responsável pela geração de 30% da energia do país. A proposta aumenta a oferta de ações da Eletrobras na Bolsa de Valores, reduzindo a participação do governo federal na empresa, que deixará de ser controlada pelo estado.

Apesar de perder o controle, o governo vai ter uma ação especial, que garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas. Um dos pontos polêmicos é o fim do sistema de cotas, criado em 2013 para reduzir o preço da energia.

Enquanto os parlamentares da base governista argumentavam que a medida pode reduzir os preços da energia, a oposição defendia que a mudança vai aumentar o preço da luz. A oposição ainda argumenta que o parecer abre espaço para a privatização das águas, já que a Eletrobras detém controle de grande parte dos reservatórios do país.

O relator Elmar Nascimento (DEM-BA) incluiu no texto dispositivo que permite à União aproveitar os empregados em outras estatais. Em caso de demissão, os empregados podem optar pela compra de ações com o dinheiro da rescisão trabalhista. Outra mudança é a determinação para o governo contratar termelétricas movidas a gás sob o argumento de dar segurança energética para o período de transição da desestatização da Eletrobrás.

A oposição recorreu ao Supremo Tribunal Federal para suspender a votação, o que foi negado. O Senado tem até 22 de julho para analisar a proposta para que ela não perca a validade.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo