Discussão sobre a Reforma Administrativa é adiada na CCJ

Deputados voltam a se reunir na próxima segunda-feira (24)

Publicado em 20/05/2021 - 12:09 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A discussão sobre a Reforma Administrativa marcada para esta quinta-feira (20) foi adiada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Os parlamentares decidiram transferir a reunião para outro dia porque a sessão do plenário do dia anterior só terminou de madrugada, dificultando a participação dos parlamentares na CCJ na manhã desta quinta-feira.

A CCJ volta a se reunir na segunda-feira (24) da próxima semana para discutir a proposta, com a expectativa de votação no dia seguinte, na terça-feira (25) da próxima semana.

A PEC, Proposta de Emenda à Constituição, da Reforma Administrativa enviada pelo governo, entre outras mudanças, acaba com a estabilidade dos futuros servidores públicos, com exceção das carreiras típicas de estado, que só terão estabilidade após 10 anos na função. A PEC mantém a necessidade de concurso público, mas a efetivação no cargo só ocorrerá após um período de avaliação. 

Na última segunda-feira (17), o parecer da PEC foi apresentado pelo relator Darci de Matos, do PSD de Santa Catarina. Ele solicitou a aprovação da reforma na CCJ, com a retirada de apenas dois trechos, entre eles, o que permite ao Presidente da República extinguir, transformar ou fundir órgãos e entidades públicas por decreto, sem necessidade de apreciação do Congresso. Para o relator, esse ponto fere a independência entre os poderes.

A Comissão de Constituição e Justiça discute se a PEC é ou não constitucional. Se aprovada na CCJ, deve ser criada uma comissão especial para discutir o mérito da reforma administrativa.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo