Em votação unânime, impeachment de Wilson Witzel é aprovado

Ex-governador do Rio de Janeiro ficará inelegível por cinco anos

Publicado em 01/05/2021 - 10:01 Por Cynthia Cruz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em uma votação unânime, o Tribunal Especial Misto aprovou o impeachment do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que já estava afastado desde agosto do ano passado. Com isso, Cláudio Castro assume definitivamente como governador do Estado.

Além disso, nove dos dez integrantes também decidiram que o agora ex-governador do Rio de Janeiro ficará inelegível por cinco anos.

Wilson Witzel foi denunciado pelo Ministério Público Federal por participação em um esquema de desvios de recursos na área da saúde, que seriam aplicados no combate à pandemia de covid-19. 

No processo de impeachment, Witzel foi condenado por crimes de responsabilidade na resposta do governo do estado à pandemia e, especificamente, pela requalificação da organização social Instituto Unir Saúde ao assumir contratos com a administração pública e a contratação da OS Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para a construção e gestão de hospitais de campanha no ano passado. 

No final da sessão que durou mais de dez horas, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Henrique Carlos de Andrade Figueira, disse que o impeachment acaba com um "câncer" e "extirpa um mal".

A defesa de Witzel negou todas as acusações e pediu a anulação do processo, o que não ocorreu. O agora ex-governador não compareceu à sessão. Ficou de casa publicando críticas pelas redes sociais sobre os votos dos parlamentares e desembargadores e afirmou que não desistirá do cargo. Ele acusou o processo de ter motivação política. Witzel ainda pode recorrer da decisão.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal regulamenta nova transação para créditos tributários

Uma das novidades é que o desconto máximo dos créditos negociados foi ampliado de 50 para 65%. Além disso, o limite de parcelas para o público geral passou de 84 para 120.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil reconhece 14 cidades em situação de emergência em MS

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul por causa de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Anatel prorroga por dois meses a ativação do 5G em 15 capitais

A Anatel decidir mudar o cronograma de ativação do 5G no Brasil. O prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

Baixar arquivo