Câmara instala hoje comissão especial sobre reforma administrativa
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Salão Verde da Câmara dos Deputados tem movimento reduzido em razão da pandemia do novo coronavírus.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Será instalada nesta quarta-feira (9) a comissão especial para discutir a Reforma Administrativa.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que deve indicar os deputados Fernando Monteiro do PP-PI para presidir a comissão e Arthur Maia DEM-BA, para relator.
Em sua conta no Twitter, Lira escreveu que a distribuição das vagas será feita de modo que todos os partidos participem da comissão. Pelo regimento, 4 ficariam de fora.
Em linhas gerais, a Proposta de Emenda à Constituição acaba com a estabilidade para os futuros servidores públicos, com exceção dos cargos considerados típicos de estado, mesmo assim a estabilidade, nesses casos, seria apenas após 10 anos na função.
Parlamentares da oposição já se manifestaram contra e não aceitam mudanças na estabilidade do servidor público. Deputados alertam que a PEC facilita a contratação de indicados políticos, os chamados apadrinhados, e também que o fim da estabilidade coloca em risco futuros servidores porque ficariam expostos a perseguição política.
Vamos lembrar que a reforma já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que é o colegiado que analisa se a matéria é ou não constitucional.
Agora, na Comissão especial, será debatido o mérito, ou seja, quais direitos dos servidores públicos poderão ser modificados.
A comissão especial é o último passo da tramitação antes da votação no plenário. Como se trata de uma PEC, a proposta deverá ser aprovada em dois turnos e contar com a apoio, em cada um deles, de ao menos 308 votos dos 513 deputados.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)