Entenda a PEC da Reforma Administrativa

Presidente e relator da comissão especial foram eleitos

Publicado em 10/06/2021 - 09:09 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Fernando Monteiro do PP de Pernambuco foi eleito presidente da Comissão Especial para tratar da PEC da Reforma Administrativa.

O deputado baiano Arthur Maia, do Democratas, foi confirmado relator da proposta. Ao todo são 34 membros e 34 suplentes.

Em linhas gerais, a Reforma Administrativa reduz os direitos dos futuros servidores que passarem em concurso público. O governo justifica o enxugamento como forma de cortar gastos e afirma que a PEC vai otimizar os serviços.

Entre os temas a serem debatidos pela comissão, estão a estabilidade no funcionalismo público e a contratação de indicados políticos para funções técnicas.

É que texto enviado pelo governo restringe a estabilidade e cria tipos diferentes de vínculos, além de facilitar a contratação sem concurso público. Já há consenso entre os parlamentares que os atuais servidores não serão atingidos. Fernando Monteiro disse que o colegiado será isento, nem governista nem de oposição.

Já Arthur Maia adotou um tom mais critico e disse que quer pôr dedo na ferida do funcionalismo

Também nessa quarta-feira (9) um grupo de deputados entregou ao presidente da Casa, Arthur Lira, um manifesto contra a reforma administrativa.

Os parlamentares são da Frente Parlamentar mista do Serviço Público e pedem a suspensão da tramitação durante a pandemia. Eles argumentam que é necessária a participação presencial de representações sindicais e sociais para discutir o tema, o que está restrito atualmente por conta das medidas sanitárias para o combate à covid -19, como  argumentou o líder da Minoria, Marcelo Freixo do Psol.

Pelo regimento da Câmara, a Comissão Especial tem até 40 sessões para apresentar o parecer.  Só depois de apreciada na Comissão é que a PEC é encaminhada ao plenário para votação em dois turnos.

Se passar pela Câmara, a proposta segue para análise do Senado.

A PEC da Reforma Administrativa deixa de fora os militares, membros do Ministério Público, como os promotores e procuradores, além dos magistrados, que são os juízes desembargadores e ministros dos tribunais superiores.

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo