Durante teste de integridade, Barroso reafirma segurança das urnas

Publicado em 13/09/2021 - 08:27 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O  presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou neste domingo, no Rio de Janeiro, a segurança das urnas eletrônicas. Barroso acompanhou a Auditoria de Votação Eletrônica  durante as eleições suplementares realizadas nos municípios fluminenses de Santa Maria Madalena e Silva Jardim. Pela primeira vez, o chamado teste de integridade das Urnas foi transmitido ao vivo, pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro no YouTube.

Em entrevista coletiva após o encerramento das eleições, o ministro afirmou que o teste é uma das etapas que demonstram  a transparência e integridade das eleições. A  transmissão do teste em tempo real pela internet, segundo o Barroso, é uma forma de responder aos questionamentos da sociedade acerca do processo de votação. 

Barroso ainda afirmou que a intenção é que todas as  etapas de averiguação do processo de segurança das urnas sejam transmitidas pela  internet. 

O teste de integridade funciona como uma votação paralela realizada no mesmo dia horário da eleição e é realizado com urnas sorteadas, que seriam utilizadas no pleito.  Durante  a votação, cédulas de papel são previamente preenchidas por membros de partidos políticos e da OAB,  com votos destinados aos candidatos,  nulos e branco. Ao final da votação, os votos no boletim de urna que é impresso devem coincidir  exatamente com o resultado dos votos em cédula. 

Tanto a cerimônia do sorteio como a  auditoria, que acontece desde 2002, são abertas ao público. 

No próximo dia 04 de outubro, a um ano das eleições de 2022, Luiz Roberto Barroso lembrou que o  TSE vai fazer a abertura antecipada, em seis meses, do ciclo de transparência eleitoral. Na ocasião, os partidos políticos vão poder ter acesso aos códigos fontes da urnas eletrônicas e poderão avaliar com especialistas próprios a segurança do procedimento.  

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo