PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

Para viabilizar Auxílio Brasil, a ideia é postergar dívidas da União

Publicado em 26/10/2021 - 21:51 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Essa Proposta de Emenda à Constituição, além de limitar o pagamento dos precatórios no próximo ano, também altera a forma de calcular o teto de gastos para permitir a criação do programa Auxílio Brasil, que deve substituir o Bolsa Família, com um benefício de 400 reais mensais previsto até dezembro de 2022.

Arthur Lira, que defendeu a aprovação do texto, argumentou que não foi possível garantir uma fonte permanente para a criação do novo programa social porque não houve acordo no Senado para votar o projeto de lei do imposto de renda, que previa parte dos recursos para criação do Auxílio Brasil.

Os parlamentares contrários à PEC dos precatórios alegam que a alteração se trata de um calote a quem tem direito a esse dinheiro, e que deve prejudicar professores com direito a recursos do antigo Fundef, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, que destina 60% dos recursos para pagar salários de professores.

Para o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, do PP do Amazonas, o ideal é aprovar um projeto que permita retirar os precatórios do teto de gastos, uma vez que se trata de uma dívida da União.

O valor previsto de precatórios para o próximo ano é de R$ 89 bilhões. A PEC em tramitação limita essas despesas a R$ 40 bilhões, dando prioridade aos casos de pagamentos de até 60 salários-mínimos, considerados pela União de pequeno valor.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Decreto regulamenta o Auxílio Gás; saiba quem pode receber o benefício

Pagamento vai ser feito a cada dois meses, e cada família vai receber metade do valor do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor é o da média do preço do gás nos últimos seis meses.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo