Senado aprova projeto de prisão preventiva para violência doméstica

Publicado em 14/10/2021 - 20:14 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado aprovou, nessa quarta-feira, um projeto de Lei que autoriza, em casos de violência doméstica, a concessão de medidas cautelares de urgência, como prisão preventiva, sem precisar ouvir antes as partes, ou de manifestação do Ministério Público. O relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da PB, explica que o objetivo das alterações previstas na proposta é tornar mais abrangente nos casos de prisão preventiva nestes casos.

Atualmente, está valendo o Código de Processo Penal de 1941, que estabelece que o juiz deve decretar medidas cautelares a pedido das partes ou durante a investigação criminal, representado pela polícia ou por requerimento do Ministério Público.

Para a senadora Rose de Freitas, do MDB do ES, o projeto é importante porque a violência contra a mulher não está diminuindo no país,

Dados deste ano do Fórum Brasileiro de Segurança Pública confirmam o que disse a senadora. Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos ou mais foi vítima de algum tipo de violência nos últimos 12 meses no Brasil. São 17 milhões de mulheres que enfrentaram essa situação, desde agosto de 2020.

Outra mudança prevista no projeto de lei é a decretação de prisão preventiva nos casos de violência doméstica e familiar de qualquer natureza, e não somente quando tiverem mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência como vítimas.

Para o autor da proposta, senador Jorge Kajur, do Podemos de GO, isso garante que outras pessoas também possam contar com a proteção da lei.

O projeto de lei foi aprovado por 71 votos a favor e nenhum contrário, e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência Global de covid-19 está em alta, 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização devido à chuva

O estágio, que indica risco de ocorrências de alto impacto, foi acionado ontem, quando uma forte chuva atingiu a cidade, causando alagamento em vários bairros.

Baixar arquivo
Economia

Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável.

Baixar arquivo