Senado aprova MP de recriação do Ministério do Trabalho

Publicado em 23/11/2021 - 20:43 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado aprovou nesta terça-feira a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. A matéria agora vai à sanção presidencial.

Entre as atribuições da nova pasta está a definição de políticas de geração de emprego e renda, política salarial, previdência, fiscalização do trabalho e registro sindical.

A proposta também prevê o chamado Domicílio Eletrônico Trabalhista. Na prática, permite a pasta notificar o empregador, por comunicação eletrônica, sobre atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral.

A ideia é que o Ministério do Trabalho fiscalize o pagamento do vencimento do trabalhador que estiver com o contrato suspenso para participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

O relator, senador Chiquinho Feitosa do Democratas do Ceará, que encaminhou um parecer favorável à aprovação da matéria, defendeu que cabe ao presidente da república definir os números de ministérios do governo.

A oposição também votou de forma favorável, mas tentou mudar o texto aprovado.

A bancada do PT apresentou uma emenda que recoloca no Ministério do Trabalho e Previdência, secretarias e Conselhos que antes faziam parte da pasta. É o que defendeu o senador pelo Rio Grande do Norte, Jean Prates, líder da minoria.

Mas, o destaque, como é chamada a tentativa de mudança, foi rejeitado pela maioria dos senadores. O relator e os líderes dos partidos argumentaram que não havia tempo hábil para essa mudança.

A MP perde a validade já na próxima semana, e qualquer modificação faria o texto voltar à Câmara.

A medida provisória que recria o Ministério do Trabalho já está em vigor desde julho, mas precisava passar pelo aval do Congresso Nacional. O ministro da pasta é Onyx Lorenzoni.

Ao assumir a presidência da república, Jair Bolsonaro extinguiu a pasta e transferiu as atribuições para o Ministério da Economia.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo