Senado aprova volta da propaganda partidária no rádio e na televisão

Publicado em 10/12/2021 - 14:14 Por Marcos Aleixo* - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

O plenário do Senado aprovou substitutivo da Câmara ao projeto de lei que restabelece a propaganda gratuita dos partidos políticos no rádio e na televisão. O texto seguirá agora para sanção presidencial.

A propaganda partidária é diferente do horário eleitoral. É uma transmissão anual a que têm direito todos os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serve para divulgação da plataforma do partido e para atrair novos filiados. A duração do programa depende do desempenho de cada partido nas eleições. O motorista Bruno Batista aprova a medida.

Entre as mudanças aprovadas pelos deputados e confirmadas pelos senadores está a destinação mínima das inserções para promover e difundir a participação política feminina. Também está proibida a prática de atos que incitem à violência, atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem e a utilização de fake news.

O cientista político da Universidade Federal do Pará (UFPA), Edir Veiga, comenta sobre a proposta aprovada.

As emissoras de rádio e de televisão ficam obrigadas a realizar transmissões em cadeia nacional e estadual. Em cada rede, somente serão autorizadas até dez inserções de 30 segundos por dia no intervalo da programação normal das emissoras.

*com informações da Agência Senado

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

Ferros-velhos do RJ vão precisar de autorização para atuar no setor

Ferros-velhos situados nos 92 municípios fluminenses vão precisar de autorização da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para funcionar. O prazo de cadastro vai até 17 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: 20 estados estão com alta de casos de síndrome respiratória

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica sinal de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 20 das 27 unidades federativas do país. Entre as capitais, 19 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Baixar arquivo
Educação

Jardim Botânico do Rio abre inscrições para capacitar jovens alunos

O Projeto Florescer atua na formação profissionalizante, com foco no exercício responsável da cidadania e a preservação do meio ambiente. Já a Iniciação Científica busca despertar o interesse dos jovens nesta área.

Baixar arquivo
Política

Ministro Joaquim Leite diz que relatório mostra queda do desmatamento

Para o ministro do Meio Ambiente, um relatório desta quarta-feira já registra redução do desmatamento nas seis bases instaladas para fiscalizar e reprimir garimpos ilegais, queimadas e tráfico de drogas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, de forma unânime, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Baixar arquivo
Segurança

Tráfico internacional de drogas: PF realiza 2 operações em 12 estados

Duas operações da Polícia Federal deflagradas nesta quarta-feira prenderam suspeitos e realizaram buscas e apreensões em 12 estados do país com foco no tráfico internacional de drogas de grupo que seria comandado por um ex-policial militar.

Baixar arquivo