Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Publicado em 26/01/2022 - 20:46 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um voo com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, entre eles 90 crianças, desembarcou nessa quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Este é o segundo voo de deportados provenientes dos EUA somente este ano.

Em nota, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que todas as 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma criança precisou ser encaminhada para abrigos.

Mas, segundo o Tribunal, foram encontrados irregularidades em cinco documentos apresentados. Entre eles, declaração de união estável, certidão de casamento e declarações de paternidade. Os casos serão enviados para as comarcas onde os crimes foram cometidos.

A deportação está autorizada no Brasil desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitiu um parecer permitindo a medida apenas com um atestado de nacionalidade.

Em maio do ano passado, 106 brasileiros foram deportados dos EUA. Foi o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo Joe Biden, que deu prosseguimento à politica de deportação de imigrantes ilegais no país norte-americano. O endurecimento da legislação contra os imigrantes ocorreu durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

Em nota à reportagem, o Itamaraty disse que governo brasileiro foi notificado da operação e que a realização de tais voos tem como objetivo reduzir, para os cidadãos brasileiros, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o tema é de competência da Polícia Federal, órgão ao qual perguntas específicas sobre o assunto deverão ser encaminhadas pela imprensa.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo