Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Publicado em 26/01/2022 - 20:46 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um voo com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, entre eles 90 crianças, desembarcou nessa quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Este é o segundo voo de deportados provenientes dos EUA somente este ano.

Em nota, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que todas as 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma criança precisou ser encaminhada para abrigos.

Mas, segundo o Tribunal, foram encontrados irregularidades em cinco documentos apresentados. Entre eles, declaração de união estável, certidão de casamento e declarações de paternidade. Os casos serão enviados para as comarcas onde os crimes foram cometidos.

A deportação está autorizada no Brasil desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitiu um parecer permitindo a medida apenas com um atestado de nacionalidade.

Em maio do ano passado, 106 brasileiros foram deportados dos EUA. Foi o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo Joe Biden, que deu prosseguimento à politica de deportação de imigrantes ilegais no país norte-americano. O endurecimento da legislação contra os imigrantes ocorreu durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

Em nota à reportagem, o Itamaraty disse que governo brasileiro foi notificado da operação e que a realização de tais voos tem como objetivo reduzir, para os cidadãos brasileiros, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o tema é de competência da Polícia Federal, órgão ao qual perguntas específicas sobre o assunto deverão ser encaminhadas pela imprensa.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo