FAB explica avião das Forças Armadas que funciona como radar voador

Publicado em 11/02/2022 - 15:39 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há quem duvide, mas a ciência já provou, há muitos anos, que a Terra é redonda. E é devido ao formato esférico, que mesmo com tecnologias avançadas, uma estação de radar de aviões não consegue captar objetos no nível do mar ou que voam em baixas altitudes.

A FAB, Força Aérea Brasileira, explica que até aeronaves utilizadas por traficantes de drogas podem passar despercebidas e ultrapassar fronteiras de países, sem permissão, simplesmente por voarem fora das altitudes detectáveis pelos radares. E é por isso que a FAB possui uma frota de aviões que identificam a presença de outros aviões e objetos não detectáveis. Conhecido como Avião-Radar, o Jato E-99M é, em outras palavras, uma estação de radar voadora: capaz de voar diversas altitudes e perceber possíveis ameaças a qualquer altura.

O Tenente-Coronel Aviador Luiz Carlos Santos, conta que, no Brasil, existem três aeronaves do tipo com programas de computador atualizados e alta captação de objetos aéreos, em diversas altitudes. Segundo ele, o jato E99M pode ser utilizado em tempos de guerra e de paz, incluindo operações sigilosas, importantes para a segurança nacional.

Apesar de detectar a presença de aviões a centenas de quilômetros de distância, os radares de aviões convencionais, que ficam em torres, têm limitações, o que faz com que aviões militares consigam fazer ataques surpresas, justamente aproveitando da curvatura da Terra. Neste caso, um ataque vindo a duzentos metros acima do nível do mar, só é identificado a cinquenta quilômetros da antena do radar. Se esse ataque for de um avião cassa supersônico, ou um míssil, por exemplo, bastam dois minutos para atingir a torre.

O E-99M faz a varredura de cima para baixo, e não de um lado para o outro, como os radares fixos em torres. Com isso, possui maior alcance de visão panorâmica sobre o nível do mar. As versões modernizadas dessa aeronave começaram a ser entregues no Brasil, no fim de 2020 e operam no país desde o ano passado.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo