Há 131 anos, Brasil iniciava escolha do primeiro presidente eleito

Parlamentares elegeram Marechal Deodoro da Fonseca

Publicado em 25/02/2022 - 11:06 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a promulgação da primeira Constituição republicana, o Brasil iniciou logo em seguida o processo de escolha do primeiro presidente eleito do país, no dia 25 de fevereiro de 1891. A carta magna instituiu o voto popular, mas determinou que a primeira eleição fosse realizada de forma indireta, pelos deputados e senadores.

Para entender melhor, é preciso relembrar alguns passos que levaram até o pleito. Em 15 de novembro de 1889, a proclamação da República pôs fim ao Império. Em setembro de 1890, foi realizada uma eleição para formar o Congresso. O pleito simultâneo em todos os estados elegeu 205 deputados e 63 senadores.

Foram esses parlamentares que se reuniram em assembleia geral três meses depois para aprovar a nova constituição e eleger por maioria absoluta o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos do Brasil separadamente. O mandato seria de quatro anos, sem direito à reeleição.

Temendo um golpe militar, os parlamentares elegeram Marechal Deodoro da Fonseca, que recebeu 129 votos. O vice da chapa, Almirante Eduardo Wandenkolk, teve 57 votos, mas foi vencido pelo vice da oposição, Marechal Floriano Peixoto, com 153 votos. Como naquela época era possível concorrer nos dois cargos, Floriano Peixoto  também foi candidato à presidência, mas recebeu apenas três votos.

O primeiro presidente eleito da República, Marechal Deodoro da Fonseca, ficou menos de um ano no poder. Passado os oito meses de governo, decretou o estado de sítio e dissolveu o Congresso Nacional. Houve revolta e diante da ameaça de bombardeio, renunciou, elevando seu vice, Floriano Peixoto, à presidência até o final do mandato.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco será investigada por homicídio culposo

A mulher já estava sendo investigada por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A defesa entrou com pedido de conversão da prisão para domiciliar e para que a cliente responda ao processo em liberdade.

Baixar arquivo
Geral

Rio receberá reforço de 1,5 mil policiais civis para show da Madonna

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente irá funcionar na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, em Copacabana. Também serão montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Gávea.

Baixar arquivo
Geral

Show da Madonna: Riotur confirma 170 voos extras para o Rio de Janeiro

Também é esperado um movimento extra, 30% acima do normal, na Rodoviária Novo Rio, principal terminal interestadual carioca.

Baixar arquivo
Cultura

Livro raro furtado do Museu Emílio Goeldi é recuperado em Londres

A obra recuperada foi escrita pelo alemão Johann Baptist von Spix em 1823. Os livros foram furtados do museu, que fica em Belém do Pará, em 2008.

Baixar arquivo
Geral

Dia do Trabalhador: Lula participa do ato público em São Paulo

Durante o ato, presidente Lula assinou documentos, como o que altera os valores da tabela progressiva do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Geral

“Plataformas não podem lucrar com mentiras”, afirma Paulo Pimenta

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República participa de seminário promovido pelo G20 Brasil, em São Paulo. Pimenta afirmou ainda que o “que já é crime na vida offline precisa também ser tratado como crime no ambiente online”

Baixar arquivo