Governadores vão ao STF contra mudanças no ICMS e no IPI

Publicado em 22/03/2022 - 17:04 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Governadores vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra medidas que modificam os valores do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e do IPI, dos produtos industrializados, sobre os combustíveis. Eles alegam que mudanças no sistema tributário vão impactar nas receitas dos estados e são inconstitucionais.

A informação foi dada por Wellington Dias, do Piauí, coordenador do Fórum de Governadores, que se reuniu, nesta terça-feira, em Brasília. Eles reclamam da sanção do Projeto de Lei Complementar, pelo presidente Jair Bolsonaro, que fixa o valor do ICMS sobre os combustíveis e zera alíquotas de PIS/Cofins para importação de petróleo, diesel e gás.

Os gestores também devem enviar ao STF questionamento sobre o decreto editado em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro, que reduziu em 25% o imposto sobre o IPI.

Em contrapartida, os governadores estão de acordo com outro projeto, que está no Congresso, e já foi aprovado na semana passada no Senado, como explica o governador do Piauí, Wellington Dias.

Outra decisão anunciada pelos governadores foi prorrogar por mais 90 dias o congelamento do ICMS que incide sobre gasolina, etanol e gás de cozinha. A medida, que está valendo desde primeiro de novembro, terminaria no próximo dia 31.

Também na reunião, os governadores decidiram que vão alinhar medidas de prevenção contra a covid, como o uso de máscaras, a partir da observação das taxas de óbitos e de transmissão do vírus, ocupação de leitos e esquema de vacinação.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo