logo Radioagência Nacional
Política

Câmara dos Deputados define presidentes das comissões internas

Baixar
Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional
27/04/2022 - 15:00
Brasília
Quase três meses após o começo do ano legislativo, a Câmara dos Deputados iniciou, nesta quarta-feira, a eleição dos presidentes das 25 Comissões Permanentes da Casa.  

O atraso ocorreu principalmente por causa da janela partidária, uma vez que a troca de legendas afeta a indicação dos partidos para os colegiados.  

A comissão considerada a mais importante, a CCJ, de Constituição e Justiça, elegeu como presidente o deputado baiano Arthur Oliveira Maia, do União Brasil. Ele prometeu dar andamento aos projetos de lei na comissão mesmo em ano eleitoral.

As Comissões são divididas entre as legendas de acordo com o tamanho da bancada na Câmara.

O partido União ficou com o maior número de comissões, quatro ao todo, seguido pelo Partido dos Trabalhadores, com três comissões. As legendas que ficaram com duas comissões cada foram: PSD, MDB, PSB, PL, e PP.

O Partido Progressista ficou com a Comissão do Meio Ambiente, que será presidida pelo deputado Covatti Filho. O representante da bancada ruralista gaúcha prometeu encontrar um meio termo entre as posições divergentes.

As comissões permanentes são responsáveis por discutir os projetos relacionados aos temas de cada colegiado. Em seguida, a matéria costuma ser encaminhada ao Plenário, que tem a palavra final para aprovação dos projetos.

x